22/03/18

Plantas - O sobreiro "assobiador", proveniente da região de Águas de Moura (Alentejo) foi sempre um dos grandes favoritos e acabou por ser o vencedor.



«SOBREIRO PORTUGUÊS É ÁRVORE EUROPEIA DO ANO

O concurso "Árvore Europeia do Ano 2018" pretende premiar as árvores que contam histórias em vários países europeus e o vencedor foi anunciado hoje. O sobreiro "assobiador", proveniente da região de Águas de Moura (Alentejo) foi sempre um dos grandes favoritos e acabou por ser o vencedor.

Concorreram a "Árvore Europeia do Ano 2018" 13 árvores oriundas de diversos países como Bélgica, Hungria, Roménia, Eslováquia, Espanha e Portugal (entre outros).

O grande vencedor foi o Sobreiro (Quercus Suber) da região de Águas de Moura (Alentejo). O anúncio foi feito hoje, 21 de março, durante a Cerimónia de Entrega de Prémios, em Bruxelas.

Conhecido como o "Assobiador", deve o nome ao som originado pelas inúmeras aves que pousam nos seus ramos. Com 234 anos, o Assobiador está classificado como “Árvore de Interesse Público” desde 1988 e inscrito no Livro de Recordes do Guinness como "o maior sobreiro do mundo".

Em segundo lugar, ficou Ulmeiros ancestrais de Cabeza Buey, Espanha, com 22,323 votos. E o terceiro lugar foi para um carvalho chamado "o Ancião das Florestas de Belgorod", da Federação Russa com 21,884 votos.

O concurso da Árvore Europeia do Ano surgiu no ano de 2011 e foi inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation. A ronda europeia é uma final constituída pelos vencedores das rondas nacionais.

Para consultar as histórias de cada árvore, visite o site oficial da Árvore Europeia do Ano 2018.» in https://viagens.sapo.pt/viajar/noticias-viajar/artigos/sobreiro-assobiador-e-arvore-europeia-do-ano


(O assobiador é o sobreiro mais velho do mundo)


(O Sobreiro Assobiador de Palmela)


(O Sobreiro Assobiador, Águas de Moura, Palmela)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover