10/03/18

História - Um novo estudo científico, publicado na revista Forensic Anthropology, concluiu que as ossadas encontradas em 1940 poderão ser da histórica aviadora Amelia Earhart.



«Amelia Earhart: o que aconteceu à primeira mulher que tentou dar a volta ao mundo?

Um novo estudo científico, publicado na revista Forensic Anthropology, concluiu que as ossadas encontradas em 1940 poderão ser da histórica aviadora Amelia Earhart.

O estudo “Amelia Earhart e os ossos de Nikumaroro”, divulgado pela Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, revelou que os ossos encontrados, que durante anos permaneceram um mistério, podem ser os restos mortais da primeira mulher que tentou dar a volta ao mundo.

Em 1937, o avião que Amelia Earhart pilotava desapareceu sobre o oceano Pacífico. Três anos depois, em 1940, um crânio humano foi encontrado na ilha de Nikumaroro durante uma expedição britânica.

O professor emérito Richard Jantz, responsável pelo estudo, acredita que a aviadora naufragou na ilha, onde acabou por morrer. O comprimento dos ossos encontrados foi comparado com as medições de Amelia Earhart, utilizando dados da sua altura, peso, estrutura corporal, comprimento dos membros e proporções com base em fotografias e informações retiradas das licenças de piloto e carta de condução.

Segundo Richard Jantz, os ossos da aviadora eram “mais parecidos com os ossos encontrados em Nikumaroro do que os de 99% dos indivíduos de uma grande amostra de referência”. “No caso dos ossos de Nikumaroro, a única pessoa documentada a quem eles podem pertencer é Amelia Earhart”, conclui o estudo publicado na revista Forensic Anthropology.» in http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/amelia-earhart-o-que-aconteceu-a-primeira-mulher-que-tentou-dar-a-volta-ao-mundo-278792

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover