23/03/18

Saúde - O médico israelita Nir Barzilai está a estudar quase 700 pessoas que viveram mais de 100 anos para perceber os segredos da genética por trás da longevidade.



«A HISTÓRIA INCRÍVEL DOS IRMÃOS KAHN QUE BEBIAM E FUMAVAM MUITO MAS MORRERAM CENTENÁRIOS

O médico israelita Nir Barzilai está a estudar quase 700 pessoas que viveram mais de 100 anos para perceber os segredos da genética por trás da longevidade.

Nenhum dos irmãos Kahn, que nasceram em Nova Iorque no início do século passado, se importava de facto com hábitos de vida saudáveis. Fumavam, ingeriam bebidas bebidas alcoólicas e não eram propriamente ativos. Mesmo assim, viveram até aos 102, 107, 109 e 110 anos.

A irmã mais velha, Helen, fumou compulsivamente durante mais de 90 anos. "Ela dizia que o segredo da sua longa vida era precisamente o tabaco", contou à BBC Nir Barzilai, diretor do Instituto para Investigação do Envelhecimento da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova Iorque.

Barzilai coordena desde 1998 o projeto "Genes da Longevidade", um consórcio científico que investiga o material genético de 670 cidadãos e seus descendentes.

Do estudo fazem parte judeus asquenazes - provenientes da Europa Central e de Leste e cujo material genético é historicamente mais homogéneo.

Os segredos genéticos da longevidade

Na época da recolha das amostras, os voluntários do estudo tinham idades entre os 95 e os 112 anos, e eram saudáveis. Boa parte, como os irmãos Kahn, já morreu, mas os seus genes continuam a trazer novas dados sobre os segredos genéticos da longevidade. "Fico fascinado por pessoas como os Kahn. Intriga-me como a idade cronológica de alguns parece não combinar com a biológica", comenta Barzilai. "E em cidadãos centenários, já temos evidências de que a genética tem um papel muito maior do que o fator ambiental".

Entre os centenários do estudo, 30% das mulheres e 60% dos homens fumaram durante a maior parte da vida. Além disso, 50% eram obesos e 50% eram sedentários. Mesmo assim, eram mais saudáveis que os restantes indivíduos do grupo de controlo.

O cientista conclui ainda que população mundial de centenários está a crescer. Se em 1990 havia 2,9 centenários por cada 10 mil adultos, em 2015 a proporção era de 7,4 para 10 mil, segundo dados da Organização das Nações Unidas.» in https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/bebiam-e-fumavam-muito-mas-os-irmaos-kahn-morreram-com-110-109-107-e-102-anos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover