13/09/17

UEFA Youth League: F.C. do Porto 5 vs Besiktas 1 - O FC Porto estreou-se esta quarta-feira na edição de 2017/18 da UEFA Youth League com um triunfo caseiro sobre o Besiktas.



«DRAGÕES ENTRAM A VENCER NA UEFA YOUTH LEAGUE

Triunfo sobre o Besiktas (5-1) vale liderança do Grupo G, a par do Mónaco.

O FC Porto estreou-se esta quarta-feira na edição de 2017/18 da UEFA Youth League com um triunfo caseiro sobre o Besiktas, por 5-1. Os golos portistas foram da autoria de Jorge Teixeira (31m), Paulo Estrela (32m), Madi Queta (65m), Diogo Dalot (70m) e Diogo Queirós (79m) e valeram aos Dragões os primeiros três pontos no Grupo G, que agora lideram a par do Mónaco, que golearam o Leipzig por 4-1. Significa por isso que na próxima jornada vai haver confronto de líderes, uma vez que os azuis e brancos jogam no Mónaco no dia 26 de setembro, na segunda jornada da prova.

No Estádio Luís Filipe Menezes, no Olival, foram os portistas a assumir o protagonismo graças a uma entrada forte, que poderia ter resultado em pelo menos dois golos nos primeiros 15 minutos. Primeiro porque Rui Pires desperdiçou uma grande penalidade aos sete minutos e depois porque Madi, com a baliza deserta, não teve reflexos suficientes para empurrar a bola para as redes turcas (14m).

A eficácia acabou por chegar após a meia hora de jogo, acompanhada de muita nota artística. Aos 31 minutos Madi furou pela zona central, deixou em Paulo Estrela e este assistiu Jorge Teixeira, que apontou o sexto golo em quatro jogos oficiais nesta temporada. Um minuto depois, foi a vez de Moreto brilhar, ao isolar Estrela com um toque de calcanhar sublime, que foi correspondido da melhor forma pelo pé esquerdo do médio portista. Estava feito o 2-0. A boa exibição da primeira parte foi apenas manchada pelo infortúnio de Diogo Queirós, que desviou para a própria baliza num livre lateral aparentemente inofensivo.

No segundo tempo, o domínio dos Dragões, embora mais contido, manteve-se e nem mesmo a expulsão por vermelho direto de Diogo Leite (74m) foi capaz de atenuar a diferença entre as duas formações. Antes, aos 65 minutos, Madi Queta fez o terceiro dos azuis e brancos, seguindo-se depois Diogo Dalot, da marca do penalti, a fazer o quarto. Já com a partida decidida, houve ainda tempo para Diogo Queirós emendar o momento de infelicidade da primeira parte, estabelecendo o 5-1 final. Uma vitória sem contestação dos portistas.

No final da partida, José Semedo, que substituiu o castigado João Brandão no banco portista, sublinhou a excelente performance dos Dragões e a justiça da vitória. “A equipa está de parabéns, pois fez uma grande exibição. Soube manter o controlo do jogo em todos os momentos, inclusive em inferioridade numérica. Tivemos oportunidades para fazer mais golos, mas é uma vitória que não deixa dúvidas. O FC Porto é isto. Respeitamos todos os adversários, mas temos de manter esta postura, pois é aquilo que pretendemos para um jogador do FC Porto.”

FICHA DE JOGO

FC PORTO-Besiktas, 5-1
Youth League, Grupo G, 1.ª jornada
13 de setembro de 2017
Estádio Luís Filipe Menezes, Olival, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Adrien Jaccottet (Suíça)
Assistentes: Vital Jobin e Sertac Kurnazca
Quarto árbitro: João Matos

FC PORTO: Diogo Costa, Diogo Dalot, Diogo Queirós, Diogo Leite, Diogo Bessa, Rui Pires, Paulo Estrela, Moreto Cassamá (cap.), Junior Maleck, Madi Queta e Jorge Teixeira
Substituições: Moreto Cassamá por Romário Baró (68m), Jorge Teixeira por João Teixeira (78m) e Rui Pires por Vítor Ferreira (83m)
Não utilizados: Ricardo Silva, Tiago Lopes, João Mário, e Vasco Paciência
Treinador: João Brandão

BESIKTAS: Destanoglu, Kalafat, Yilmaz, Alpay Çelebi, Ege Atlem, Erdem Seçgin, Üçüncü, Yusuf Abay, Muhammed Öztürk (cap.), Mertcan Açilgöz e Oguzhan Akgün
Substituições: Üçüncü por Berke Önde (63m), Mertcan Açilgöz por Mustafa Çay​ (73m) e Kalafat por Metin Güler (83m)
Não utilizados: Özjan, Sevim, Torunogullari e Ergeç
Treinador: Yasin Sülün

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Jorge Teixeira (31m), Paulo Estrela (32m), Diogo Queirós (a.g, 39m, 79m), Madi Queta (65m), Diogo Dalot (70m)

Disciplina: cartão amarelo a Muhammed Öztürk (41m), Rui Pires (41m), Erdem Seçgin e Ege Atlem (82m)​. Cartão vermelho a Diogo Leite (74m)» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub19-FC-Porto-Besiktas-1a-jor-Grupo-G-UEFA-Youth-League-1718.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover