27/09/17

Ciência - Um grupo de especialistas do Wyss Center for Bio and Neuroengineering, na Suíça, desenvolveu uma interface cérebro-computador que permite descodificar o pensamento de doentes com síndrome de encarceramento total, como é o caso de pessoas com paralisia, incapacitadas de mover os olhos.



«DECIFRADO O PENSAMENTO DE PESSOAS INCAPAZES DE COMUNICAR

O Wyss Center for Bio and Neuroengineering, na Suíça, está a trabalhar num interface neural implantável que o permite. O investimento ronda os 16 milhões de euros.

Um grupo de especialistas do Wyss Center for Bio and Neuroengineering, na Suíça, desenvolveu uma interface cérebro-computador que permite descodificar o pensamento de doentes com síndrome de encarceramento total, como é o caso de pessoas com paralisia, incapacitadas de mover os olhos. O sistema recorre a tecnologias como a espetroscopia de infravermelhos e a eletroencefalografia.

Tecnologias capazes de medir a oxigenação do sangue e a atividade elétrica cerebral que permitem desenvolver um padrão com base nas ondas cerebrais enquanto os doentes pensam na resposta a perguntas de sim e não. Este é, para estes casos, «um primeiro passo crucial para se conseguir voltar a ter movimento», assegura John Donoghue.

Segundo o diretor do centro suíço, citado pelo Science Daily, o Wyss Center for Bio and Neuroengineering, sediado em Genebra, planeia «desenvolver uma tecnologia útil para pessoas com paralisia devido a acidente vascular cerebral (AVC), esclerose lateral amiotrófica ou ferimentos na medula espinal». O interface neural implantável que o organismo está a desenvolver representa um investimento de 16 milhões de euros.» in http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/decifrado-o-pensamento-de-pessoas-incapazes-de-comunicar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover