10/09/17

Liga NOS: F.C. do Porto 3 vs Desportivo de Chaves 0 - Golos de Aboubakar, Soares e Marega permitiram uma vitória clara por três bolas sem resposta sobre o Chaves.



«AS CHAVES DO PRIMEIRO LUGAR

Golos de Aboubakar, Soares e Marega permitiram uma vitória clara (3-0) sobre o Chaves.

O FC Porto está no primeiro lugar da Liga NOS – em igualdade pontual mas com melhor saldo de golos (12 marcados e nenhum sofrido) do que o Sporting –, após bater este sábado o Chaves, por 3-0. Os Dragões tiveram de sofrer e só resolveram a partida nos últimos dez minutos, mas revelaram-se acima de tudo uma equipa pragmática e eficaz, que não precisou de muitas oportunidades para manter uma impressionante média de golos marcados em casa esta época: já lá vão dez, em três jogos. Quanto a sofrer golos, a folha continua limpa, o que iguala um registo de 1983/84. Desde 2010/11 que o FC Porto não contava por vitórias os cinco primeiros jogos da Liga.

No onze, Sérgio Conceição promoveu apenas uma alteração face à vitória em Braga, há quase duas semanas, por força da paragem para compromissos das seleções: Layún estreou-se esta época a titular, no lugar de Ricardo, que ficou no banco. Talvez devido ao interregno da Liga ou até pela postura fechada dos transmontanos – que recuavam as linhas para muito perto da sua grande área, deixando apenas William à frente da linha da bola –, o FC Porto teve dificuldades em encontrar o ritmo certo para abordar o encontro. Nos primeiros 45 minutos, o Chaves foi um adversário difícil, que usou a entreajuda, mas também alguma dureza e muitas faltas para impedir os Dragões de criar grandes lances de perigo. Pela primeira vez esta época, o FC Porto não marcava na primeira parte e não chegava em vantagem ao intervalo.

Ao intervalo, Corona ficou no banco e entrou Soares, que se lesionara na primeira jornada, frente ao Estoril. E o brasileiro acabou por estar envolvido no lance do 1-0, logo aos 49 minutos, ao iniciar na direita o ataque que depois foi ter aos pés de Aboubakar: o camaronês fintou primeiro Paulinho e depois contou com a colaboração involuntária do defesa para o remate encontrar o caminho da baliza. Foi o quinto golo da época do melhor marcador dos Dragões. E o 2-0 poderia ter chegado pouco depois, aos 61, com Marcano a ganhar na área, na sequência de um pontapé de canto, e depois Soares a não conseguir desviar para a baliza.

O Chaves não tinha criado qualquer lance de real perigo até aí, mas teve duas boas oportunidades para chegar ao empate: aos 70 minutos, quando William não conseguiu direcionar a bola para a baliza, após cruzamento de Paulinho, e aos 81, com Tiago Galvão, em boa posição, a rematar ao lado. Seria o último folego dos flavienses, até porque, aos 83 minutos, André André entrou em campo e revelou-se decisivo para trazer um novo equilíbrio à equipa.

O golo que acabou por encerrar a discussão do encontro foi apontado pelo regressado Soares, na recarga a uma grande penalidade apontada pelo próprio e que foi originada por uma mão na bola do central Maras, após cruzamento de Layún. Já aos 88 minutos, Marega fechou a contagem, num lance em que boa parte do mérito é do excelente passe de Óliver Torres, que deixou o maliano na cara do golo. De resto, Marega foi eleito como o MVP da partida. De domingo a uma semana, em Vila do Conde (18h00), a luta pela Liga continua.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/as-chaves-do-primeiro-lugar-9-9-2017.aspx


Liga (5ªJ): Resumo FC Porto 3-0 GD Chaves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover