14/09/17

Amarante Mosteiro de Santa Clara - Uma nova campanha de escavações arqueológicas no mosteiro de Santa Clara, em Amarante, já iniciada, vai tentar definir os limites dos alçados laterais da nave da antiga igreja, avançou hoje fonte autárquica.



«Retomadas escavações arqueológicas no mosteiro de Santa Clara em Amarante

Uma nova campanha de escavações arqueológicas no mosteiro de Santa Clara, em Amarante, já iniciada, vai tentar definir os limites dos alçados laterais da nave da antiga igreja, avançou hoje fonte autárquica.

Os trabalhos em curso no edificado monástico mais antigo da cidade procuram também "compreender a organização espacial exterior ao alçado norte da sacristia e concluir, junto ao alçado oeste da capela lateral da igreja, anteriores trabalhos de arqueologia", explicou.

A campanha vai decorrer até 29 de setembro, no contexto de uma parceria estabelecida entre a Câmara de Amarante e a Escola Profissional de Arqueologia do Freixo, de Marco de Canaveses.

Originalmente do século XIII e com alterações posteriores, o edificado do mosteiro foi muito danificado pela segunda invasão francesa, em 1809, no decurso de uma batalha e um incêndio.

Do antigo conjunto monástico resta atualmente o templo, parcialmente demolido, em 1962, aquando do alargamento de uma rua.

Em 1993, a Câmara de Amarante adquiriu o imóvel e desde então realizaram-se várias campanhas arqueológicas que permitiram pôr a descoberto as ruínas e diversos achados, como fragmentos de peças de cerâmica e de azulejos. Alfinetes metálicos, contas de rosário, medalhas e moedas foram outros achados encontrados.

As freiras devotas de Santa Clara, que ali estiveram durante séculos, foram as principais responsáveis pelo desenvolvimento e difusão da conhecida doçaria conventual de Amarante.» in http://www.dn.pt/lusa/interior/retomadas-escavacoes-arqueologicas-no-mosteiro-de-santa-clara-em-amarante-8768686.html


(Mosteiro Santa Clara de Amarante 3D)


(Mosteiro de Santa Clara de Amarante)


(HISTÓRIAS COM HISTÓRIAS - ORIGENS MEDIEVAIS DE AMARANTE)

Sem comentários:

Enviar um comentário