06/02/14

Amarante Educação - Mais uma vez a Pista da Costilha recebeu alunos de dez concelhos do norte que participaram na modalidade de corta-mato, tendo juntado mais de 2300 alunos nas categorias masculino e feminino de infantis A, infantis B, Iniciados, Juvenis, Juniores.

Corta_mato_lousada

«Desporto Escolar volta a juntar alunos do norte

Mais uma vez a Pista da Costilha recebeu alunos de dez concelhos do norte que participaram na modalidade de corta-mato, tendo juntado mais de 2300 alunos nas categorias masculino e feminino de infantis A, infantis B, Iniciados, Juvenis, Juniores. A estes juntaram-se ainda os atletas que participaram nas provas adaptadas nos escalões A e B, com necessidades Educativas Especiais, que rondaram um número aproximado de 100 alunos.

A prova do corta-mato, à semelhança de outras, é promovida pela Coordenação Local do Desporto Escolar do Tâmega, referente à região norte, estando a ser coordenada pelo Prof. Pedro Menezes.

Estiveram representados os concelhos de Cinfães, Resende, Amarante, Baião, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Felgueiras, Marco de Canaveses e Lousada. No total foram 60 estabelecimentos de ensino públicos e particulares.

Na opinião do Vereador do pelouro da Desporto, Dr. António Augusto Silva, “é extremamente salutar ver tantos jovens juntos e por uma causa muito nobre que é o desporto, no caso concreto, o atletismo”.

Ainda na opinião do responsável pelo desporto na autarquia de Lousada “é muito interessante termos a noção que os mais novos estão empenhados neste e em outros tipos de desportos que estimulam a camaradagem ao mesmo tempo que promovem o bem-estar físico e mental. É bom não esquecer que é desde muito novo que se educa a juventude para os hábitos de vida saudáveis”.

Para além do corta-mato o Desporto Escolar tem passado por Lousada com o ténis, o hóquei em campo e o râguebi, no Complexo Desportivo.

António Pinto mais uma vez apadrinhou a prova

Também tal como em anos anteriores esta prova foi apadrinhada pelo ex-atleta António Pinto, há cerca de seis anos, que para além de ter um historial rico em participações e títulos a nível nacional e internacional tem tido um papel preponderante junto das camadas mais jovens ao dar o seu exemplo com atleta. Várias são as vezes que António Pinto se desloca a Lousada para apadrinhar provas onde o atletismo é a principal atividade física.

O ex-atleta, com muitos amigos em Lousada, tem um palmarés que passa por participações nos Jogos Olímpicos de Seoul, Barcelona, Sidney, Atlanta.

Em 1994 foi Medalha de Ouro, pela Seleção Nacional, no Campeonato da Europa, em corta-mato. Em 1998 foi Medalha de Ouro nos 10 mil metros no Campeonato da Europa.

Também obteve vários recordes em provas europeias e até mesmo do mundo.

António Pinto tem ainda o recorde europeu da maratona com duas horas seis minutos e trinta e seis segundos, em Londres, no ano de 2000, sendo ainda o o recorde nacional. in http://avozlocal.com/index.php?option=com_content&view=article&id=5923:desporto-escolar-volta-a-juntar-alunos-do-norte&catid=179:lousada&Itemid=788

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover