19/02/14

Amarante Pintura - "Releituras e Revisitações" é a designação da exposição de Nadir Afonso, a ser inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, e pelo Diretor do Museu Municipal, António Cardoso, no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 16:00, na sala de Exposições Temporárias do Museu Amadeo de Souza-Cardoso.



«AMARANTE: MUSEU MUNICIPAL RECEBE EXPOSIÇÃO DE NADIR AFONSO ATÉ 27 DE ABRIL

"Releituras e Revisitações" é a designação da exposição de Nadir Afonso, a ser inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, e pelo Diretor do Museu Municipal, António Cardoso, no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 16:00, na sala de Exposições Temporárias do Museu Amadeo de Souza-Cardoso. A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 27 de abril.

Nadir Afonso nasceu em Chaves em 1920. Diplomou-se em Arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto.

Em 1946, estuda pintura na École des Beaux-Arts em Paris, e obtém por intermédio de Portinari uma bolsa de estudo do governo francês e até 1948 e em 1951 colaborador do arquitecto Le Corbusier e serviu-se algum tempo do atelier Fernand Léger.

De 1952 a 1954 trabalhou no Brasil com o arquitecto Oscar Niemeyer.

Nesse ano regressou a Paris, retomando contacto com os artistas orientados na procura da arte cinética, desenvolvendo os estudos sobre pintura que denomina “Espacillimité”.

Na vanguarda da arte mundial, expõe, em 1958, no Salon des Réalités Nouvelles, o trabalho “espacillimités”, animado de movimento.

Em 1965, Nadir Afonso abandona definitivamente a arquitetura; consciente da sua inadaptação social, refugia-se pouco a pouco num grande isolamento e acentua o rumo da sua vida exclusivamente dedicado à criação da sua obra.

Autor: A.J.» in http://noticiasdefigueiro.com/noticias_dlhs.php?Id=694



(Exposição de Pintura de Nadir Afonso patente aé 06 de setembro)

Sem comentários:

Enviar um comentário