23/02/14

Liga ZON Sagres: F.C. do Porto 0 vs Estoril 1 - ​O FC Porto sofreu este domingo, frente ao Estoril, a primeira derrota em casa, para a Liga portuguesa, em mais de cinco anos, terminando assim um ciclo invicto de 81 jogos.



«ESTORIL JOGOU NO ERRO E VENCEU NO DRAGÃO
23-02-2014

​O FC Porto sofreu este domingo, frente ao Estoril (0-1), a primeira derrota em casa, para a Liga portuguesa, em mais de cinco anos, terminando assim um ciclo invicto de 81 jogos. Os Dragões, que até tiveram mais oportunidades do que um adversário cínico, mas organizado, caíram face a um penálti convertido por Evandro, após falta de Mangala, que foi expulso.

A primeira parte revelou duas equipas agressivas na pressão sobre o adversário e um Estoril rigoroso nos seus equilíbrios defensivos, jogando com o tempo e um empate que lhe era favorável. Aliás, essa estratégia chegou a ser levada para lá do aceitável, com o aproveitamento de todas as situações possíveis para parar o encontro. No entanto, nunca o contra-ataque da equipa da Linha criou perigo para as redes de Helton, que viu o adversário fazer apenas um remate.

Apesar dos primeiros 45 minutos terem sido algo monótonos e pouco fluídos - houve muitos lances confusos, de luta quase corpo a corpo  -, as únicas verdadeiras ocasiões para inaugurar o marcador foram dos portistas. A mais flagrante foi de Varela, aos 41 minutos, que rematou cruzado para uma defesa muito apertada de Vagner. O guarda-redes forasteiro teve ainda de sacudir um remate de fora da área de Josué, aos 35, e viu Varela chegar atrasado a um cruzamento de Danilo, aos 15.

No segundo tempo, o FC Porto surgiu em campo mais intenso e veloz no ataque, posicionando as suas linhas uns metros mais à frente no terreno. Como resultado, o Estoril foi asfixiado nos primeiros 15 minutos, face a um Dragão que conseguiu melhores trocas de bola e criar mais espaços junto da área estorilista. Quaresma, aos 54 minutos, num lance individual, viu Vagner negar de novo o golo.

O Estoril manteve-se sempre à espera do erro do adversário e, aos 65 minutos, criou o primeiro lance de perigo, com um remate, ao lado, de Balboa. A verdade é que, a partir daí, os forasteiros passaram a respirar com mais tranquilidade, enquanto os Dragões arriscaram com as entradas de Carlos Eduardo e depois de Ghilas, que foi fazer companhia a Jackson no centro do ataque.

O cinismo do Estoril - e a palavra é usada sem se negar a qualidade da sua organização - acabou por dar frutos aos 77 minutos, quando Evandro se isolou e o árbitro assinalou uma carga de Mangala, expulsando o central francês. O brasileiro converteu o castigo máximo e tornou tudo muito complicado para os portistas, que ficaram com menos um homem.

Os Dragões pressionaram, como lhes competia, até ao apito final, e estiveram perto do empate aos 85 minutos, quando Quaresma, na conversão de um livre, obrigou Vagner a defender para a frente; Jackson atirou por cima na recarga, quando estava em excelente posição para fazer o empate. De novo Quaresma, já nos descontos, na conversão de um livre, esteve perto do golo, mas Vagner evitou-o e já não havia tempo para mais.

Ver Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2013%20-%202014/estoril-jogou-no-erro-e-venceu-no-dragao-2-23-2014.aspx


2014.02.23 (19h15) - FC Porto 0-1 Estoril

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover