02/09/12

Mondim de Basto - De entre as estruturas erguidas ao longo dos tempos, dever-se-á sublinhar a "Ponte romana", lançada sobre o rio Poio (ou Alvadia) - que vai desaguar ao Louredo, afluente do Rio Tâmega - ao tempo da presença romana, no seguimento da conquista da região, no século II a. C!




«Ponte romana

Categoria / Tipologia - Arqueologia / Ponte

Divisão Administrativa - Vila Real / Mondim de Basto / Mondim de Basto
Endereço / Local - sobre o rio Poio ou Alvadia

Situação Actual: Classificado
Categoria de Protecção: Classificado como MN - Monumento Nacional
Cronologia: Decreto n.º 29 604, DG, I Série, n.º 112, de 16-05-1939 http://www.dre.pt/pdf1s/1939/05/11200/03550356.pdf

Situado em plena região 'Entre-Douro-e-Minho', numa zona de transição entre as características climatéricas continentais e oceânicas, o território correspondente, na actualidade, ao concelho de Mondim de Basto encerra inúmeros testemunhos de ocupação humana desde a mais remota antiguidade, num testemunho indelével, não apenas da existência dos recursos essenciais à sua sobrevivência e fixação, como das relações de proximidade que o Homem foi sempre mantendo com o espaço em que se inseria, plasmadas na forma como povoou a zona e explorou a terra, ora concentrando-se, ora dispersando-se, de acordo com a especificidade topográfica dos locais que escolhia para nele viver, fosse em vales profundos, fosse ao longo de relevos acentuados. 

De entre as estruturas erguidas ao longo dos tempos, dever-se-á sublinhar a "Ponte romana", lançada sobre o rio Poio (ou Alvadia) - que vai desaguar ao Louredo, afluente do Rio Tâmega - ao tempo da presença romana, no seguimento da conquista da região, no século II a. C., pelas legiões comandadas pelo Cônsul Décio Juno Bruto (celebrizado por Titus Livius (Tito Lívio) (59 a. C.-17 d. C.). 

[AMartins]» in http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70692/


(PONTES MEDIEVAIS MONDIM DE BASTO)


(Ponte Romana, Mondim de Basto)


(Rio Cabril-Mondim de Basto 2011)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover