06/09/12

Desporto Futebol - A secção profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol reuniu-se hoje em plenário e decidiu castigar o treinador do Benfica com a pena de suspensão de 15 dias - por coincidência, quando o campeonato está parado...



«COMUNICADO

A secção profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol reuniu-se hoje em plenário e decidiu castigar o treinador do Benfica com a pena de suspensão de 15 dias - por coincidência, quando o campeonato está parado - no seguimento de uma denúncia do árbitro assistente Ricardo Santos, que se sentiu injuriado pelas declarações de Jorge Jesus após mais uma vitória do FC Porto no Estádio da Luz.

187 dias depois desse jogo, os srs. conselheiros aplicaram um castigo que vai ser cumprido num período sem jogos, o que contribuiu para o descrédito da competição.

Curiosamente, isto acontece depois de há três semanas a secção não profissional do mesmo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado um processo urgente para o caso Luisão. E o que é que o carácter de urgente confere ao processo? Ser decidido em 15 dias...

O FC Porto espera que isto não faça jurisprudência para ser aplicável ao caso Luisão.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futcomunicado_050912_70536.asp

«Ricardo Costa e o castigo a Jesus: «FC Porto tem toda a razão» 

Ricardo Costa, ex-presidente da Comissão Disciplinar da Liga, dá razão ao FC Porto, quando os azuis e brancos criticam a altura em que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu castigar Jorge Jesus com 15 dias de suspensão.

«As reuniões do Conselho de Disciplina são marcadas pelo presidente do órgão e o presidente tem que perceber se o tempo das decisões lança ou não descrédito.

Creio que o FC Porto tem toda a razão», afirmou Ricardo Costa, em entrevista à TSF.

Sobre o caso Luisão, Ricardo Costa volta a criticar o facto de ainda não se saber quando haverá uma decisão, afirmando que «este Conselho de Disciplina não está preocupado com a celeridade».

«O que sabemos é que o processo será mais rápido do que os outros, mas nunca será tão rápido como deveria ser», apontou.» in http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=79846

«Presidente do CD grita fraude e assobia

Herculano Lima acusa o árbitro assistente do Benfica-FC Porto de falha propositada. E encerra o caso, como se pudesse ficar por ali. O Conselho de Disciplina da FPF convidou Jorge Jesus a sentir-se castigado por ter acusado o árbitro assistente do último Benfica-FC Porto de ignorar propositadamente um fora de jogo claro e determinante no resultado. 

O "timing" da sentença livra o treinador de qualquer castigo real, daí o foguetório que já começou sobre o sentido de oportunidade do CD, na linha de um ror de outros casos gémeos que todos guardamos no esgoto da memória e que, por questões de salubridade, seria péssimo voltar a escarafunchar. 

O essencial é que à conta deste episódio, o Benfica já tinha descredibilizado a arbitragem e agora o FC Porto descredibiliza a disciplina para o resto da época ou mesmo até ao final do mandato, como, de resto, acaba sempre por acontecer. 

De invulgar e digno de registo, apenas o acórdão da sentença ou, mais concretamente, a declaração de vencido assinada pelo presidente do CD, que se assume cem por cento de acordo com Jesus: "O árbitro em causa tinha todas as condições para ver a falta e tinha a obrigação funcional de o fazer, e não fez, por motivações que só ele sabe." 

Ou seja, segundo Herculano Lima, cuja opinião é um nadinha mais importante do que a do treinador do Benfica nesta matéria, o que sucedeu no clássico foi uma insignificância chamada fraude, e se o presidente do órgão disciplinar da FPF está absolutamente certo de que um árbitro trapaceou de propósito um resultado, não se pode limitar a mencionar com ligeireza essa acusação numa declaração de vencido, como se estivesse só a afirmar que o homem usa capachinho. 

Tem de avançar com o caso, até porque, ele deve estar esquecido, mas o princípio mais sagrado do direito costumava ser permitir que as pessoas se defendam.» in http://www.ojogo.pt/opiniao/Cronistas/josemanuelribeiro/interior.aspx?content_id=2756315

 
(Miguel Guedes - Castigo Jorge Jesus)


(Jorge Jesus a pedir...... "Porrada!!!")


(Jorge Jesus e Artur apanhados a enganar o árbitro no Benfica Sporting)

Sem comentários:

Enviar um comentário