03/12/11

Amarante - A edição 2011 do evento gastronómico Rota das Estrelas, que envolve seis restaurantes portugueses distinguidos pelo Guia Michelin, acaba este fim de semana em Amarante, no Restaurante Largo do Paço, do hotel de charme da Casa da Calçada!




«Gastronomia: Restaurante Largo do Paço recebe etapa final da Rota das Estrelas


A edição 2011 do evento gastronómico Rota das Estrelas, que envolve seis restaurantes portugueses distinguidos pelo Guia Michelin, acaba este fim de semana em Amarante, no Restaurante Largo do Paço, do hotel de charme da Casa da Calçada.


A Rota das Estrelas começou em 2010 com o objetivo de promover "a alta gastronomia" em Portugal e foi reeditado este ano devido ao "sucesso alcançado", realizando-se agora o sexto evento, explica a sua organização.


A iniciativa "começou a germinar" entre alguns hoteleiros interessados em que os chefes do respetivos restaurantes, todos com eles com estrelas Michelin, "trocassem experiências" gastronómicas, disse à Agência Lusa o diretor geral da Casa da Calçada, António Aguiar Branco.


Este ano, os restaurantes participantes são Il Gallo d'Oro/Hotel The Cliff Bay, no Funchal, Ocean/Hotel Vila Vita Park, em Porches, no Algarve, Arcadas/Quinta das Lágrimas, em Coimbra, Largo do Paço/Hotel Casa da Calçada, Vila Joya/Hotel Vila Joya, no Algarve, e Fortaleza do Guincho/Hotel Fortaleza do Guincho, em Cascais.


A edição 2011 começou em abril e teve uma novidade: cada um dos chefes dos restaurantes envolvidos foi o anfitrião, durante dois dias, de um outro chefe participante na Rota das Estrelas e ainda de mais um convidado, que podia vir do estrangeiro.


O cozinheiro-chefe do Largo do Paço, Vítor Matos, convidou para o evento final o chefe galego Xose Torres Cannas, do Restaurante Pepe Vieira - Caminho da Serpe, em Pontevedra, Vincent Farges, do Fortaleza do Guincho, e Albano Lourenço, do Restaurante Arcadas.


A ementa já é conhecida: abre com "Foie gras Fermier de Landes ", por Vítor Matos, seguindo-se "A sardinha"/Xose Torres Cannas, "O Peixe-galo"/Vincent Farges e "A batata do cozido"/ Xose Torres Cannas e a "A Banana"/Albano Lourenço.


Pelo meio, haverá ainda coisas como caviar, "framboesas frescas, em pó e sorvete" e chocolate Michel Cluizel 72 por cento, "em diversas formas e texturas com frutos vermelhos e violetas”, tudo acompanhado por "néctares" escolhidos pelo chefe escanção Adácio Ribeiro.


A organização considera tratar-se de "um festival gastronómico que irá oferecer aos apaixonados pela cozinha oportunidade para saborear o que de melhor se faz".


O Largo do Paço, chefiado por Vítor Matos desde maio de 2010, é um dos 12 restaurantes portugueses distinguidos na edição de 2012 do Guia Michelin Espanha e Portugal.


Conseguiu a sua primeira estrela Michelin em 2005, quando José Cordeiro era o seu chefe, manteve-a no ano seguinte e perdeu-a em 2007 e 2008.


No ano seguinte e em 2010, o restaurante voltou a ser premiado com uma estrela Michelin, já com Ricardo Costa à sua frente.


@Lusa» in http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/1204739

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover