«Escultura pré-Inca descoberta no norte do Peru
Arqueólogos descobriram uma enorme sepultura com os restos mortais de 60 sacrificados há milhares de anos, junto do local religioso pré-Inca de Sicàn no Norte do Peru, noticiou hoje a imprensa local.
O jornal El Comercio cita os arqueólogos peruanos Carlos Elera e José Pinilla que efectuaram escavações no santuário da floresta de Pomac no vale de Lambayèque, a 800 quilómetros a norte de Lima.
A sepultura com oito metros de profundidade, revelou os restos mortais de 60 pessoas, esqueletos sem cabeça e 30 crânios oferecidos como sacrifício aos deuses da civilização Sicàn, explicaram os arqueólogos, segundo a AFP. Foram também encontradas ossadas de cães e lamas.
Em Janeiro, os arqueólogos descobriram o túmulo de um alto dignitário da mesma civilização que adorava o 'Senhor de Sicàn', a mais importante figura religiosa a norte do Peru durante 600 anos.A civilização Sicàn surgiu entre 700 e 750 da nossa era e desapareceu em 1375, tendo tido o seu apogeu entre 900 e 1100. Durante os duzentos anos do seu apogeu, houve sete ou oito 'Senhores de Sicàn' que representavam o poder celeste sobre a terra e que eram representados com asas nos olhos e orelhas pontiagudas.http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=36543
(Civilizações Secretas - Maias, Astecas E Incas)
Sem comentários:
Enviar um comentário