26/12/11

Espaço - Uma fotografia da Península Ibérica à noite tirada no passado dia 4 de dezembro é a imagem do dia do Observatório da Terra da NASA!




«NASA: Península Ibérica à noite é imagem do dia


Uma fotografia da Península Ibérica à noite tirada no passado dia 4 de dezembro é a imagem do dia do Observatório da Terra da NASA.


O Observatório da Terra da Agência Espacial dos Estados Unidos elegeu uma fotografia da Península Ibérica à noite como imagem do dia.


Nesta imagem é possível observar as cidades de Lisboa, Madrid e Sevilha devido à iluminação presente nestes grandes centros urbanos. Em Portugal verifica-se claramente a maior concentração de população junto ao litoral centro e norte. Ao contrário, o interior do país, mais rural, apresenta pontos de luz mais dispersos.


O topo das nuvens está ligeiramente iluminado pelo luar. A linha verde e dourada que aparece por cima da Terra é provocada pela excitação de moléculas de gás da atmosfera pela radiação ultravioleta.


Esta fotografia foi tirada no dia 4 de dezembro na Estação Espacial Internacional (ISS), pela equipa da Expedição 30.


Como assinalado na sua página da internet, o Observatório da Terra pretende dar a conhecer ao grande público imagens, histórias e descobertas sobre o clima e o meio ambiente decorrentes das investigações realizadas pela NASA.» in http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=48126&bl=1

(Principio de Agosto - Satélite)
---------------------------------------------------------------------------------------
Esta imagem noturna que seja o indicador iluminação a dar uma imagem da distribuição populacional na Península Ibérica... aqui se pode constatar o abandono do interior e a concentração populacional nas faixas litorais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover