19/12/10

Liga Zon/Sagres: Paços de Ferreira 0 vs F.C. do Porto 3 - Dragões já levam 36 jogos oficiais sem perder; é obra senhores e Bom Ano 2010 para a Família Portista!

«Para o ano há mais


Mais do mesmo, ainda que servido em doses e intensidades diferentes, só podia engordar o invejável ciclo em que não entram derrotas e que se estende já ao longo de 36 jogos. O FC Porto venceu por 3-0, mas a lista de marcadores deveria ser mais extensa e incluir outros nomes, além dos de Otamendi, Hulk e Walter. No último desafio do ano colocado por André Villas-Boas à equipa, foi a vez do Paços de Ferreira tombar.

Ensaios ou preliminares não foram necessários, ainda que a chuva e o frio recomendassem um período de aclimatização, mesmo que breve. Mas não. Em poucos minutos, o líder estava diante do golo. Entrou forte, num registo enérgico e rigoroso, que não reservava tempo para o adversário respirar ou se recompor de uma sequência alucinante de lances de perigo, que faziam da vantagem portista uma inevitabilidade.

Depois das ameaças de Falcao e Sapunaru, Otamendi marcou mesmo, na sequência de um livre cobrado por Hulk. Fê-lo de cabeça e com cabeça, surgindo isolado na área, de forma inesperada e inteligente, ao aproveitar a dupla marcação mobilizada por Falcao. O cabeceamento, que todos esperavam do colombiano, foi, afinal, do central argentino. Fulminante e indefensável.

Ritmo, configuração e sentido de jogo não sofreram qualquer alteração após o golo, que esteve para acontecer de novo para os Dragões. Falcao acertou no poste, já depois de tirar Cássio do caminho, e Hulk passou por todos, excepto pelo guarda-redes do Paços de Ferreira, que, deitado para o lado errado, negou, com o pé direito, a oportunidade de remate, com redes desertas, ao brasileiro.

O Paços de Ferreira, que alimentava a pretensão de entrar para a história na pele do primeiro opositor a derrotar o FC Porto, não fazia muito mais do que defender, conseguindo criar a primeira situação de perigo já para lá da meia-hora, instante que Otamendi resolveu a dois tempos, num misto que combinou audácia e valentia, e poupou qualquer reacção a Helton.

A resposta pacense ficou adiada para o reatamento, quando, por fim, se jogava nos dois lados do relvado. Mas o FC Porto logo reequilibrou, antes de o jogo quebrar em dois, com as equipas a desenvolverem à vez o ataque, sustentado, maioritariamente, em transições rápidas, sem que delas resultasse algo de novo. Só quando se jogava tempo extra, Hulk, na transformação de uma grande penalidade, e Walter, assistido pelo primeiro, fizeram os golos que o desequilíbrio profundo da primeira parte havia negado aos Dragões.

FICHA DE JOGO

Paços de Ferreira-FC Porto,
Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira
19 de Dezembro de 2010

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Assistentes: Bertino Miranda e Rui Licínio
Quarto Árbitro: Rui Silva

PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Baiano, Filipe Anunciação «cap.», Bura e Jorginho; André Leão, Bruno de Paula e Leonel Olímpio; Manuel José, Mário Rondon e Pizzi
Substituições: Manuel José por Nélson Oliveira (62m), Bruno de Paula por David Simão (70m) e Pizzi por Amond (80m)
Não utilizados: António Filipe, Samuel, Nuno Santos e Pedro Queirós
Treinador: Rui Vitória

FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alvaro; Guarín, Belluschi e João Moutinho; Hulk, Falcao e James
Substituições: Falcao por Walter (46m), James por Souza (60) e Belluschi por Maicon (90m)
Não utilizados: Kieszek, Fucile, Castro e Rúben Micael
Treinador: André Villas-Boas

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Otamendi (10m), Hulk (90+2m) e Walter (90+4m)
Disciplina: cartão amarelo a Otamendi (32m), Pizzi (38m), André Leão (53m), James (59m), Leonel Olímpio (60m), Filipe Anunciação (63m), Walter (72m), Alvaro (90m) e David Simão (90+1m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futpacosferreirafcp_191210_57872.asp

---------------------------------------------------------------------------
Dragões muito fatigados, pois vencem fora e dentro de portas consecutivamente, ao contrário de outros que são uma vergonha, vencem há 36 jogos oficiais consecutivos; Bom Natal e Próspero Ano de 2010 para todos os desportistas em geral e Dragões, em particular.

2010.12.19 (20h15) - Paços de Ferreira 0-3 FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover