08/12/10

Algarve - Festa: Nossa Senhora da Conceição dos pescadores (Quarteira)!

«Festa: Nossa Senhora da Conceição dos pescadores (Quarteira)

por Algarve Central, segunda, 30 de novembro de 2009 às 13:50


Quarteira é palco, em 7 e 8 de Dezembro 2009, de um dos eventos religiosos da região – trata-se da festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos Pescadores de Quarteira e também de Portugal.
Do programa, destaca-se no dia 7 , pelas 21h00, a procissão de velas da Santa Padroeira, sairá da Igreja de Nossa Senhora da Conceição até à Igreja de São Pedro do Mar.
No feriado de dia 8 tem lugar a Eucaristia, na parte da manhã, e, na parte da tarde, inicia-se a procissão que levará a imagem a percorrer as artérias da cidade e ainda a embarcar numa viagem de barco até ao seu Porto de Abrigo.
À noite não faltará a música e ainda um espectáculo de fogo de artifício.
A Festa da Nossa Senhora da Conceição (Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria) – Padroeira de Quarteira e dos seus pescadores, tem raízes culturais profundas (a imagem foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos) na comunidade piscatória e em todos os quarteirenses. Para além das novenas e de outras celebrações religiosas, destaca-se no dia 8 de Dezembro o desfile das embarcações de pesca engalanadas que acompanham a procissão religiosa, seguido da Bênção do Mar que desde o ano de 2000 é efectuada no novo Porto de Pesca de Quarteira onde foi erigida uma pequena capela para acolher a Santa.» in http://de-de.facebook.com/note.php?note_id=353512400342
---------------------------------------------------------------------------------
Obrigado Amigo Ochôa que me alertou para a importância do Dia da Imaculada Conceição em Quarteira, Algarve.
Nós no Norte, temos uma ideia do Algarve algo deturpada, muito ligada a Férias e divertimento, mas há muito mais... muito mais Algarve no Algarve!

2 comentários:

  1. Helder:
    Infelizmente o mau tempo só permitiu que se efectuasse a procissão de velas de dia 7 9h da noite da igreja mãe da senhora da Conceição para s.pedro cerca de uma hora de caminho.
    A tarde de ontem teve abertas que me permitiram fotos do cais lota que lhe enviei mas não procissão com a santinha arrancada do mar há mais de 200 anos.
    Mudando assunto: o salário dos padres do Algarve toda a diocese do Algarve prescindem de um ordenado mensal cerca de 650euros para obviar pelo natal aoa mais necissitados.
    Gesto bonito, que outras dioceses deveriam imitar.
    Abraço do Ochoa

    ResponderEliminar
  2. Gesto bonito e que só prova a Bondade dos Servidores de Deus!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover