03/12/10

Amarante - O Marão voltou a ficar coberto de neve, o que é sempre espectacular, visto de Fregim, em Amarante!

DSCF1147
Da minha Janela em Chãos, Fregim, espreito para a neve do Marão!


Marão espectacular com neve, o Grande Monte de Pascoaes, que tanto inquietou o seu espírito e o inspirou na sua vasta obra, está hoje, com um enorme manto branco!

«Serra do Marão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Serra do Marão
Altitude 1.415m m (4.642 pés)
Proeminência 689 m
Coordenadas 41° 16′ N 7° 53′ W
Localização Portugal

Serra do Marão com neve
A Serra do Marão é a sexta maior elevação de Portugal Continental, com 1415 m de altitude e 689 m de proeminência topográfica. Situa-se na região de transição do Douro Litoral para o Alto Douro.
No ponto mais alto encontra-se o vértice geodésico do Marão e o Observatório Astronómico do Marão.
A sua inércia confere ao clima do interior transmontano um carácter mais continental. Apresenta uma boa mancha vegetal, embora sejam frequentes os incêndios de Verão, essencialmente constituída por pinheiros. A vinha é a cultura dominante nas zonas habitadas das suas encostas meridionais.
Geologicamente é composta ou por largas manchas xistosas ou graníticas, existindo na zona da localidade de Campanhó uma pequena bolsa calcária, que é explorada para fins agrícolas (para correcção da acidez dos solos).
Ao longo da serra encontram-se diversas instalações abandonadas da exploração de minas de volfrâmio que tiveram o seu auge nos tempos da Segunda Guerra Mundial.
Grandioso obstáculo natural, atrasou de forma significativa o progresso do Interior Trasmontano até ao século XIX. Contornado-o pelo Sul, a Linha do Douro afigurou-se a via mais rápida para ultrapassar o Marão desde a década de 1880, para onde convergiram outras vias-férreas paralelas ao Marão, garantindo um fluxo de passageiros e mercadorias contínuo. Com a chegada da EN15, a situação pouco mudou, dadas as características de estrada de montanha sinuosa que esta representa ainda hoje. O IP4 foi a primeira rodovia a marcar de forma visível uma mudança no acesso entre Trás-os-Montes e o Litoral, mas devido ao seu traçado ainda o Marão constitui um perigoso ponto de passagem, somando acidentes entre Amarante e Vila Real.
Foi recentemente adjudicada a obra de prolongamento da A4 (duplicação do IP4) entre Amarante e Vila Real, de onde será alargada até Bragança e a fronteira de Quintanilha, ganhando o distrito de Bragança a sua primeira auto-estrada. O Marão será atravessado pelo maior túnel rodoviário do país, e um dos maiores da Península Ibérica.

[editar] Ligações externas

2 comentários:

Pin It button on image hover