13/04/09

"A Turma" - Excelente Filme a exibir a 17 de Abril no dia Cinema Teixeira de Pascoaes em Amarante, aqui apresentado pela Minha Amiga Elsa Cerqueira!

«A TURMA

O comportamento humano é condicionado pela aprendizagem. Esta remete, inevitavelmente, para convenções (tradições, costumes, usos, língua).
A Escola é o espaço privilegiado da educação formal/institucional e a sala de aula o local onde convergem múltiplas personalidades, sensibilidades e experiências. Neste filme Laurent Cantet transforma um professor (de francês) em actor e os alunos (de uma escola problemática de Paris) em actores.
Não há relações humanas fáceis, simples. “Somos muitas pessoas dentro de uma só Pessoa”, escreveu Pedro Paixão.
A complexidade de variáveis que confluem dentro da mesma Pessoa, tornam-na singular, mas também de difícil compreensão. Seja ela o Professor, o Aluno, o Vizinho ou o Merceeiro.
O desafio de qualquer obra de arte – independentemente da sua manifestação -, consiste em captar o “interior” do humano. Os Interiores. As Almas Invisíveis. Mas o esforço maior radica no facto do espectador fruir a obra e ser convidado a reflectir sobre a sua mensagem.
Eis um filme que descreve, realisticamente, as relações social, afectiva, cognitiva, do Professor e dos seus Alunos. Pedagogia comportamental ou o inverso?
No momento em que os comportamentos considerados inadequados, convencionalmente catalogados como indisciplina, são cada vez mais numerosos e mediatizados, compete-lhe a si visionar a película e reflectir sobre o rumo da Educação e do Ensino e agir procurando com o seu contributo melhorá-los. Todos somos pais ou filhos de alguém. Por isso, esta problemática é/deveria ser do interesse de todos.
Saberia responder às seguintes questões: serão coincidentes o acto de rebeldia e o acto de indisciplina?Qual a fronteira de demarcação entre ambos? E qual é o papel do inconformismo na educação, no ensino e na evolução do ser humano?

Nota: Um filme obrigatório para Professores, Alunos, Encarregados de Educação, Conselhos Executivos, Núcleo de Apoio Educativo...e Ministra da Educação. Simplesmente imperdível.
Elsa Cerqueira»

2 comentários:

  1. Olá, Helder:

    Agradeço a publicidade e deixo a indicação de que no dia 17, no cinema Teixeira de Pascoaes, haverá duas sessões: uma às 10h30 para algumas (poucas) turmas da ESA e outra, como sempre, às 21h30. Até amanhã.Merci.

    ResponderEliminar
  2. De nada; a Arte é Educação!
    Se quiseres manda o logotipo do cine-clube que eu coloco no blogue.
    Abraço,
    Helder

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover