Militares consideram que está por cumprir o ideal de desenvolvimento social para o País defendido no 25 de Abril, no mês em que se assinalam 34 anos sobre a revolução.
«Há ainda níveis de desigualdade social e pobreza que não estavam nos nossos objectivos para o futuro imediato de Portugal», afirmou Otelo Saraiva de Carvalho, citado pela Lusa, num colóquio dedicado à Revolução dos Cravos, em Peniche.
Otelo Saraiva de Carvalho, um dos militares do Movimento das Forças Armadas (MFA) que tinham como ideais «democratizar, descolonizar e desenvolver» o País, frisa no entanto que «não se pode comparar o Portugal do passado ao do presente», depositando «esperança na juventude portuguesa» para dar continuidade aos ideais de Abril.
Marques Júnior, outro dos militares e actual deputado do PS na Assembleia da República, partilha desta posição. «Trinta e quatro anos depois, ainda existem dois milhões de pessoas que vivem no limiar da pobreza, o que é uma profunda tristeza para um militar de Abril», reforçou.
Participaram ainda na sessão “Da resistência à Ditadura, as conquistas de Abril”, o fiscalista Saldanha Sanches (antigo preso político) e Kalidás Barreto (sindicalista e ex-dirigente da CGTP).
Ideais por cumprir
«O 25 de Abril não está ainda concluído», quando as «mulheres não atingem ainda a plena igualdade» com os homens no acesso à profissão, ou quando os homossexuais «não têm os mesmos direitos» que os heterossexuais na sociedade, disse o secretário-geral da JS de Leiria, que promoveu o colóquio.
Pedro Nuno Santos alertou também para os níveis de pobreza e de desigualdade social que colocam Portugal «entre os últimos países da União Europeia».» in http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ae.stories/9112
--------------------------------------------------------------------------------
- Como se poderão cumprir os ideais do 25 de Abril, com um Primeiro Ministro que usa a RTP como principal plataforma de campanha da sua propaganda formulado em anúncios que nunca se sabe se são reais?!
- Como se poderão cumprir os ideais de Abril, com políticos e dirigentes políticos que se eternizam no poder?!
- Como se poderão cumprir os ideais de Abril, quando se confunde liderança forte, com liderança autocrática?!
- Como se poderá cumprir Abril, quando as oposições cada vez têm mais dificuldade em conseguir passar a sua mensagem?!
- Como se poderá cumprir Abril quando os revolucionários de Abril estão agora bem instalados e encostados ao grande capital ou a excelentes cargos políticos ou públicos?!
- Como se poderá cumprir Abril, com a apropriação que os políticos fizeram do capital de poder arbitrário desde o 25 de Abril de 1974?!
- Como se poderá cumprir Abril, quando as novas gerações desconfiam dos políticos instalados, desde cedo se habituam à politica da cunha e se habituam a um estado iníquo?!
- Como se poderá cumprir Abril, com a corrupção que se instalou na classe politica e por arrasto em Portugal?!
- Como se poderá cumprir Abril, se o Governo Socialista repudia Greves e manifestações dos trabalhadores Portugueses?!
- Como se poderá cumprir Abril, quando muitos os que realizaram o 25 de Abril vivem faustosamente, quando antes combateram os favorecidos?!
- Como se poderá cumprir Abril, quando os antigos combatentes são desprezados pelo Estado socialista?!
- Como se poderá cumprir Abril, quando o Primeiro Ministro persegue jornalistas e acha que a oposição não deve criticar, nem fiscalizar os actos do governo?!
- Como se poderá cumprir Abril, num país em que a Saúde a Justiça são muito deficitárias?!
- Como se poderá cumprir Abril, quando os socialistas Portugueses se arrogam de que Abril é Património seu?!
- Como se poderá cumprir Abril, quando as conquistas de Abril estão a sofrer um enorme retrocesso, pelas mão dos socialistas que nos governam?!
- Como se poderá cumprir Abril, se a classe política não merece credibilidade?!
- Como se poderá cumprir Abril, se em Portugal vingam os alinhados, os lambe-botas, o silêncio pelo tachinho?
- Como se poderá cumprir Abril, se Portugal está de novo a passar fome?!
- Como se poderá cumprir Abril, se já ninguém se acredita na classe politica, afinal, os grandes beneficiários de Abril?!
Xutos e Pontapés - "Esta Cidade"
Jorge Palma - "Esta Cidade"
Maria de Medeiros - "Tanto Mar!"
Chico Buarque - "Tanto Mar" - (Versão Original)
"Tanto Mar"
Sem comentários:
Enviar um comentário