12/04/09

Amarante Mancelos - Convento de Mancelos em Amarante, passado e presente, num texto da Dra. Júlia Gomes, Minha Prima!






Sexta-feira Santa no Convento e Igreja de Mancelos em Amarante.

«Casa do Convento


Fica situada na Freguesia de Mancelos, Concelho de Amarante, Distrito do Porto.
Foi primitivamente mosteiro beneditino, instituído em 1110 por Mem Gonçalves da Fonseca e sua mulher D. Maria Pais Tavares. Em 1540, este Mosteiro foi doado ao de S. Gonçalo de Amarante, doação confirmada em 1542 pelo Papa Paulo III.
Em 1840, depois de passar para a posse do Estado após as lutas liberais e expulsão dos frades, foi comprado pelo Dr. João Pinto da Cunha Coutinho. Foi este senhor o primeiro possuidor desta casa e sua mulher D.ª Ana Amália Pinto de Castro, que por sua morte e à falta de descendentes diretos, a legou a sua sobrinha e afilhada D.ª Amália de Sousa Pinto, casada com Carlos Augusto Teixeira Babo, oriundo da Casa da Corredoura, Freguesia de São Tiago de Figueiró, Amarante. São estes os meus bisavós maternos.
Estes proprietários constituíram família, sendo seus filhos – Armando, Jaime (meu Avô materno), Maria Amélia e Maria Arminda.


Assim, os representantes da Casa do Convento desde que o Estado Português alienou este imóvel foram sequencialmente até à data atual:


- 1840: Dr. João Pinto da Cunha Coutinho, Bacharel Formado em Medicina pela Universidade de Coimbra.
- 1870: D.ª Ana Amália Pinto de Castro, viúva do anterior.
- 18.. a 1889: - respetivamente suas irmãs: D.ª Júlia, D.ª Maria e D.ª Bebiana.
- 1899: Carlos Augusto Teixeira Babo.
- 1931: D.ª Ana Amália de Sousa Pinto, viúva do anterior; Dr. Armando Babo – Filho mais velho dos anteriores.
- 1963: Eng. Carlos Sousa Pinto e D.ª Maria Júlia Babo Teixeira Pinto de Campos, filhos do anterior.
- 2002: Dra. Júlia Pinto de Campos da Silva Gomes (filha de D.ª Maria Júlia Babo Teixeira Pinto de Campos) e netos.


Origem da Família de Ana Amália de Sousa Pinto:


- Filha de João Teixeira Pinto que foi da Casa da Aldeia (Lugar da Gateira, Mancelos) desta Freguesia e de D.ª Maria Cândida, natural do Brasil.
Herdou a Casa do Convento de sua Madrinha e tia paterna, D.ª Ana Amália Pinto de Castro, casada com o Dr. João Pinto da Cunha Coutinho que foi da Casa do Cabo, Freguesia de Travanca, do Concelho de Amarante.
D.ª Ana Amália Pinto de Castro era filha de Gregório José de Sampaio e de D.ª Ana Tomásia, Senhores da casa da Aldeia, cuja quinta fazia parte da casa. Gregório José de Sampaio era filho de Carlos Teixeira de Sousa da dita Casa da Aldeia e de D.ª Quitéria Maria de Freitas Sampaio, da Freguesia de São Tiago de Figueiró.
Carlos Teixeira de Sousa era filho de Manuel Teixeira de Sousa da Casa da Aldeia e de D.ª Maria Lourenço, primeiros possuidores da citada casa pelos fins de 1600.
Isto consta de documentos existentes nos cartórios e tabeliães do extinto Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega e Concelho de Felgueiras.»


'Estes dados foram criteriosamente compilados pela minha prima Júlia Pinto de Campos da Silva Gomes a quem agradeço em nome de toda a família interessada no nosso passado que muito nos honra'


«Santa Cruz de Riba Tâmega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Santa Cruz de Riba Tâmega é um antigo município português, na zona do Tâmega, que recebeu foral de D. Manuel I em 1 de Setembro de 1513 e foi extinto em Outubro de 1855, sendo integrado na sua maior parte no de Amarante.
A sua sede era a actual vila de Vila Meã, mas o seu território estendia-se também ao longo dos actuais concelhos de Lousada, Marco de Canaveses e Penafiel, englobando as freguesias de:
Após as reformas administrativas do início do liberalismo, anexou as freguesias de Mancelos e Vila Caiz e foram desanexadas as freguesias de Aião, Amarante (São Veríssimo) e Recezinhos (São Martinho).
Tinha, em 1801, 10 838 habitantes e, em 1849, 13 614 habitantes.» in Wikipédia.





Outros olhares para a Igreja Românica e Convento de Mancelos em Amarante!
http://olhares.aeiou.pt/mosteiro_mancelos___amarante_foto40488.html

8 comentários:

  1. Boa tarde,

    Após um estudo genealógico e também com algumas informações passadas pela minha avó, a minha familia cujos sobrenomes são Cunha e Coutinho, têm como principais casas no passado a Quinta da Corredoura e Solar de Cabeceiras ambos em Santiago de Figueiró.

    Gostaria de obter mais informações sobre estas duas casas?

    Cumprimentos
    Ricardo Coutinho

    ResponderEliminar
  2. Caro, Ricardo:

    Só lhe posso dizer que o meu bisavô, Babo do Convento de Mancelos que casou com a minha bisavó Ana Babo do mesmo Convento, é oriundo da Casa da Corredoura, em Figueiró.

    O meu bisavó era irmão do Escritor Carlos Babo da mesma Casa da Corredoura.

    Cumprimentos,

    Helder Babo Barros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Agradeço desde já a informação, sabe-me dizer onde fica o Solar de Cabeceiras em Santiago de Figueiro?

      Cumprimentos
      Ricardo Coutinho

      Eliminar
  3. Boa Noite, Ricardo:

    penso que é próximo da junta de Freguesia, mas a minha mãe diz-me e eu depois transmito.

    Sempre ao dispor,

    Helder Barros

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,

    Agradeço desde já a informação.

    Cumprimentos
    Ricardo Coutinho

    ResponderEliminar
  5. É sempre bom ver o interesse que a nossa Terra desperta nas pessoas. Embora não seja natural de Figueiró Santiago, acabei por a "adoptar" como Minha Terra. Gosto de ver artigos sobre Figueiró e foi assim que acabei por "aterrar" neste blogue, por sinal muito interessante. A minha família está ligada à antiga Casa do Penedo (foi vendida há poucos anos, por força de partilhas e recentemente transformada no "Palacete Dona Maria", onde se realizam eventos), ao Paço, ao Barreiro e à Corredoura, onde subsistem ainda casas de familiares. O meu Tio-Avô Abílio Barreiro, que está sepultado no Cemitério de Figueiró, foi grande amigo do Dr. Bernardino Machado, tendo sido por este nomeado Governador-Civil de Leiria. Do pequeno espólio deste meu antepassado que se encontra em minha posse, lembro-me de cartas a ele dirigidas, em que era referido várias vezes o nome do Dr. Carlos Babo, também seu amigo e conterrâneo.
    Aproveito ainda para localizar o Solar de Cabeceiras, cuja entrada fica à margem da EN15, mesmo antes do cruzamento para Figueiró, isto para quem vai no sentido Porto-Lixa. É costume, nesta altura de Verão, estarem a vender melões e melancias em cima do muro desta propriedade. Esta propriedade tem uma grande mata localizada ao longo da EN15, conhecida pela mata de Cabeceiras. Infelizmente, o proprietário deste belíssimo Solar, o Sr. Carlos Maria, faleceu muito recentemente, durante este mês de Agosto.
    Cumprimentos
    Manuel M.B.Magalhães

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, Amigo Manuel!

    A minha Mãe fala muito na sua família de Figueiró, tem uma Amiga de Infância da família do Dr. Barreiro Magalhães, que ela sempre me referia como sendo de Figueiró, quando ele participava nas voltas a Portugal em bicicleta.

    Temos que fazer uma reportagem fotográfica das casas que me falou, há sempre alguém que vai gostar de ver.

    Um abraço e muito obrigado pela sua atenção,

    Helder Barros

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover