03/04/09

Amarante Política Local - O Candidato do PSD à Câmara Municipal de Amarante, Dr. José Luís Gaspar, promete repor o trânsito no Largo de São Gonçalo se for eleito!



«AMARANTE: PSD repõe o trânsito no Largo de S. Gonçalo se ganhar as eleições em Outubro, garante o candidato José Luís Gaspar

O PSD/Amarante promete eliminar o actual corte de trânsito na Praça da República e na rua 5 de Outubro se for poder no próximo mandato autárquico, anunciou o candidato social-democrata durante a apresentação dos resultados de um inquérito de rua a cerca de duas centenas de pessoas.
O candidato do PSD, José Luís Gaspar, baseando-se num inquérito realizado em Fevereiro pela juventude social-democrata, afirmou que "já há oito anos [quando foi candidato pelo PSD] já defendia a abertura da rua ao trânsito".
"O centro da cidade tem de ter vida, tem de ter movimento. Esta cidade só tem um eixo e um centro de uma cidade que não tem movimento não tem vida", referiu José Luís Gaspar, perante duas dezenas de pessoas, a maioria comerciantes, que compareceram à apresentação dos resultados do inquérito recolhido pelos jovens social-democratas.
A propósito dos alegados prejuízos dos comerciantes com a interrupção do trânsito no centro histórico, o candidato do PSD aproveitou para criticar o excessivo tempo de obra no Arquinho, praça que está a ser requalificada.
"Um ano de obras é muito tempo. A obra poderia andar mais rápido", frisou o candidato e líder da Concelhia do PSD em Amarante.
José Luís Gaspar lamentou, ainda, que a autarquia não tenha candidatado a remodelação do Arquinho a um programa comunitário para a requalificação urbana e em que o co-financiamento atinge os 70 por cento.
"Significa que se a câmara vai gastar um milhão de euros no Arquinho, poderia receber 700 mil a fundo perdido", frisou.

Inquiridas 200 pessoas sobre o trânsito

A JSD realizou um inquérito de rua a 220 pessoas numa manhã de sábado, 14 de Fevereiro, e concluiu que a maioria dos inquiridos, transeuntes e comerciantes das artérias fechadas e ainda do eixo até Santa Luzia (Rua Cândido dos Reis), é a favor da circulação de automóveis.
O actual corte de trânsito, que vigora há alguns anos, praticamente desde o termo das obras de requalificação do também chamado Largo de S. Gonçalo, afecta apenas a circulação na praça e na rua 5 de Outubro, uma distância que não vai além de uma centena de metros.
A rua Cândido dos Reis está aberta totalmente ao trânsito automóvel, embora os lugares de estacionamento tenham sido reduzidos substancialmente desde a sua requalificação.
Relativamente ao inquérito de rua – apresentado pelo líder da JSD, Carlos Carvalho –, dos 220 inquiridos pela juventude do PSD um pouco mais de metade (52,6 por cento) afirma que não concorda com o corte de trânsito no largo de S. Gonçalo, enquanto 47,4 é a favor das actuais condições estabelecidas pela câmara municipal.
A pergunta foi desdobrada entre transeuntes e comerciantes, sendo sobretudo estes últimos que se queixam de fazer menos negócio desde que a supressão de automóveis ocorreu no largo de S. Gonçalo, apesar de a maioria dos empresários inquiridos terem estabelecimento na Cândido dos Reis, que sempre esteve aberta ao trânsito.
Já os peões defendem maioritariamente o seu fecho aos automóveis – 58,2 pc para o "sim" e 41,8 no "não" – enquanto relativamente aos comerciantes o "não" é esmagador: apenas 13,1 estão a favor. O "não" ganha com 86,9 por cento.
O inquérito de rua demonstra, pese embora a reduzida amostra, que são os peões que mais beneficiam do corte de trânsito. A maioria (55,5) disse que não viria mais vezes ao centro histórico se o trânsito estivesse aberto, mas 44.5 prometeram fazê-lo.
Por outro lado, os comerciantes estão convencidos que o seu negócio vai melhorar se os automóveis passarem no largo de S. Gonçalo – o "sim" obtém 93,5% e o "não" apenas 6,5 por cento.
Os partidários dos dois arruamentos sem automóveis elegem as vantagens ambientais como primeira razão, enquanto os comerciantes adversários do actual estado dizem que não há estacionamento em quantidade suficiente e que o que existe está mal sinalizado.» in http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_online/E88EF7B5-ED8F-4E3E-B7E5-450D3FE99452.html
-------------------------------------------------------------------------------
Excelente o trabalho da JSD de Amarante encabeçada pelo brilhante jovem, Carlos Carvalho que, com seriedade, proficiência e rigor, auscultaram o pulsar do sentir dos principais interessados em questão, os comerciantes da Zona Histórica de Amarante, o que permitiu que o Dr. José Luís Gaspar tomasse desde já uma decisão de acordo com o interesse de Amarante! É que os políticos, todos apregoam as virtudes dos jovens, mas raramente os deixam participar na tomada de decisões, o que não foi o caso, desta vez. Parabéns JSD de Amarante, são Jovens de grandes qualidades cívicas, humanas e sociais!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover