Ramalho Eanes deslocar-se-á a Amarante em representação da Presidência da República
O ex-Presidente da República, general Ramalho Eanes, vai presidir este sábado à sessão solene do Bicentenário das Invasões Francesas que terá às 16h00, na Alameda Teixeira de Pascoaes.
Ramalho Eanes deslocar-se-á a Amarante em representação da Presidência da República, tendo já, igualmente, confirmado a sua presença naquela sessão o Chefe do Estado Maior do Exército, General José Luis Pinto Ramalho.
O programa do Bicentenário da II Invasão Francesa em Amarante teve início a 4 de Abril, com a inauguração, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, de uma exposição evocativa, e prolonga-se até Outubro. Os pontos altos do Programa terão lugar no dia 18 de Abril, com a realização da Sessão Solene e da recriação histórica da invasão da cidade, que acontecerá em dois momentos.
O primeiro momento, que acontecerá a partir das 17h00, recriará o início da invasão, a partir de Santa Luzia e até ao Largo de S. Gonçalo. No segundo momento, marcado para as 22:00, terá lugar a recriação do assalto final à Ponte de S. Gonçalo, com a destruição da barricada aí situada. No dia 19 de Abril, de manhã, haverá demonstrações de ordem unida e de tiros de mosquete/canhão no Largo de S. Gonçalo, seguindo-se a sessão de encerramento da recriação histórica.
Entretanto, a 17 de Abril, terá lugar, na Igreja de S. Gonçalo, um Concerto pela Orquestra do Norte, estando agendados, ainda, uma cerimónia de homenagem às vítimas da II Invasão Francesa na Igreja de S. Gonçalo e na ponte e um ciclo de conferências.
A II Invasão Francesa de Amarante pelas tropas napoleónicas, comandadas pelo general Soult, aconteceu em 1809, tendo o centenário da sua evocação contado com a presença do rei D. Manuel II.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=1910
Sem comentários:
Enviar um comentário