17/01/09

Taça da Liga, 3ª fase, 3ª jornada: F.C. do Porto 1 vs Académica 0 - Aguarda-se apuramento...










«Mais por marcar

Um auto-golo selou a vitória portista no mais improvável instante entre os vários que ameaçaram produzir efeito sobre o nulo que perdurara para lá do intervalo. Em vez de Farías, fê-lo o marcador directo, mas a autoria poderia ser atribuída a uns quantos intérpretes e nuns quantos momentos. O Dragão derrotou a Académica e ascendeu à primeira posição do Grupo A da Taça da Liga, mas fica a aguardar pelo desfecho do V. Setúbal-Nacional para saber sobre o seu apuramento para as meias-finais.Numa primeira tentativa de encaixe, o jogo resultou num exercício de equilíbrios, pontualmente desfeito na ténue sombra do golo, cuja materialização ficara suspensa por pormenores num cabeceamento ou no desenho quase perfeito da transformação de um livre. Apesar dos ensaios de Hulk e Guarin, na primeira parte só Bruno Alves prometia provocar o balanço das redes.
O anúncio alargar-se-ia a outros intérpretes após o descanso, ao ponto de os indícios cederem lugar ao golo. Na tentativa de o evitar aos pés de Farías, Luiz Nunes antecipou-se e introduziu, de cabeça, a bola na baliza que defendia, surpreendendo-se com a direcção que lhe conferira e com a expressão de impotência do seu guarda-redes.
Então, o jogo não foi mais o mesmo. No espaço de dois minutos, ficou a dever outros tantos golos ao F.C. Porto, mais pressionante e particularmente à vontade no fabrico de situações de profundo desequilíbrio, cavadas na persistência de Farias, na aceleração de Hulk ou no requintado labor de Guarin.A sucessão de iniciativas portistas, que já havia colidido com o poste, num remate de Bruno Alves, reencontraria a moldura metálica, que protegia o guarda-redes da Académica, sobre o nonagésimo minuto, num cabeceamento de Sapunaru a que Rui Nereu jamais chegaria, então já no último de múltiplos sinais de golo que não fizeram a devida justiça ao principal promotor do espectáculo: a segunda parte deixou bem claro que o F.C. Porto merecia mais do que a vitória pela margem mínima.

Taça da Liga, 3ª fase, 3ª jornada

17 de Janeiro de 2009
Assistência: 17.512 espectadores
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
Assistentes: Luís Marcelino e Jorge Cruz
4º assistente: Cosme Machado

F.C. PORTO: Ventura; Sapunaru, Stepanov, Bruno Alves e Cissokho; Lucho «cap», Fernando e Guarin; Sektioui, Hulk e Rodríguez
Substituições: Sektioui por Farias (46m), Rodríguez por Tomás Costa (75m) e Hulk por Hugo Viana (85m)
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Bolatti e Ivo Pinto
Treinador: Jesualdo Ferreira

ACADÉMICA: Rui Nereu; Pedrinho, Luiz Nunes, Orlando e Pedro Costa; Pavlovic; Cris, Miguel Pedro e Nuno Piloto «cap»; Sougou e Lito
Substituições: Miguel Pedro por Diogo Gomes (66m), Lito por Madej (66m) e Nuno Piloto por Licá (75m)
Treinador: Domingos Paciência
Ao intervalo: 0-0
Disciplina: nada a assinalar.


Imagens de um jogo com duas partes bem distintas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover