14/01/09
Como o Meio Sócio-Familiar Influencia o Processo de Ensino/Aprendizagem!
«Filhos de pais mais qualificados têm maior sucesso escolar
A qualificação escolar dos pais pesa mais no sucesso escolar dos filhos do que a origem social ou os rendimentos da família. A conclusão está num estudo do Ministério da Educação realizado junto de estudantes do 10º ano. O que se demonstra é que filhos de bons alunos têm em geral melhores notas.
Entre os jovens com sucesso na escola dois terços são filhos de pais com profissões muito qualificadas. A percentagem desce para um pouco mais de um terço entre os filhos de operários.
Também pertence a famílias com menor escolaridade a maioria dos alunos dos cursos profissionais que, em geral, não opta pelas áreas científicas ou de letras.
A análise «Estudantes à Entrada do Ensino Secundário», realizada pelo Ministério da Educação, demonstra que 62 por cento dos alunos nunca chumbaram e mais de metade, 57 por cento, acabaram o nono ano sem qualquer negativa.
Outra conclusão indica que dois terços dos alunos que no ano passado chegaram ao secundário já ultrapassaram ou estão quase a ultrapassar as habilitações literárias dos pais.
Um sinal claro de melhoria na qualificação dos portugueses. No inicio deste século só 15 por cento da população tinha concluído o secundário.
Este estudo confirma também que as raparigas têm em média melhores notas do que os rapazes e que a escolha da escola é determinada sobretudo pela proximidade da residência, embora a escolha dos amigos tenha também algum peso.
O estudo do Ministério da Educação baseou-se em inquéritos a mais de 46 mil alunos que chegaram ao ensino secundário no último ano lectivo, sendo que 95 por cento dos estudantes inquiridos são de nacionalidade portuguesa.» in http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1071474
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Este estudo confirma que os alunos que são mais estimulados intelectualmente ao nível familiar, terão obviamente uma vantagem competitiva no seu desenvolvimento cognitivo e no seu processo de ensino-aprendizagem. Segundo a teoria construtivista do conhecimento os baldes à partida poderão estar mais cheios ou mais vazios. Por isso a tarefa do Professor é tão complexa, ele não trabalha com máquinas iguais, a sua matéria prima são pessoas, todas diferentes, todas com idiossincrasias próprias... ser Professor é essencialmente trabalhar matérias iguais, mas com pontos de partida e com abordagens individuais e diversas. É difícil, nem sempre se consegue, mas um Professor é um desafiador de utopias, procura encher todos os baldes.... e é por isso que são funestas as medidas propostas pela tutela no sentido de tentar aferir graus de aprendizagens iguais em contextos tão diversos... mas como não entender isto!?
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Nada que nós não soubéssemos!
ResponderEliminarPois, Anabela... mas como pensam que somos acéfalos e malandros, de vez em quando é bom lembrar estes mandantes cegos...
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