13/01/09

Educação em Portugal - "A Reflexão só pode conduzir a uma greve massiva, ou a uma derrota clara da classe docente..."






























«Professores dedicam dia a reuniões para discutir avaliação

Os sindicatos dos professores organizam hoje um dia de «reflexão» nas escolas para discutir a avaliação, a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD) e novas formas de «luta» contra as políticas do Governo
A iniciativa foi agendada pela Plataforma Sindical de Professores, que reúne 11 estruturas do sector, e realiza-se seis dias antes de uma greve nacional de docentes (19 Janeiro), data em que se assinalam dois anos sobre a publicação em Diário da República do ECD.
Segundo os sindicatos deverão realizar-se plenários em todas as escolas do país, nos quais será votado um texto base onde os docentes exigem a suspensão e substituição do modelo de avaliação de desempenho, uma alteração total da estrutura da carreira, com o fim da divisão em categorias, e a abolição das quotas para a atribuição das classificações de 'Muito Bom' e 'Excelente'.
Os docentes vão ainda determinar até quando e em que circunstâncias os sindicatos se mantêm nas negociações de revisão do ECD (que começam no dia 28), se avançam ou não com o processo de avaliação de desempenho e as acções a realizar, de âmbito local, junto das populações no dia da greve de 19 de Janeiro, bem como apresentar propostas de acção futura a concretizar ao nível de escola e de âmbito nacional.
A Plataforma Sindical já apelou aos professores para que protagonizem uma adesão «em massa» à greve, de forma a «reforçar» a posição dos sindicatos durante o processo de revisão do ECD.
A última greve de professores, a 3 de Dezembro, registou uma adesão de 61 por cento, segundo o Governo, e de 94 por cento, segundo os sindicatos. Os sindicatos já afirmaram que o agendamento de novas formas de luta está dependente da postura do Ministério da Educação durante a revisão do Estatuto da Carreira Docente. Lusa/SOL» in http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=122772
----------------------------------------------------------------------
Penso que depois da actuação desta equipa governativa, mormente no que toca ao Ministério da Educação, já não há hipóteses de qualquer solução dialéctica deste imbróglio. Terá que ser na «praxis», na resistência, na resiliência teimosa, na reflexão-acção, com formas de luta cada vez mais imaginativas e intensas, que passa o nosso caminho para a vitória... conversa da treta neste momento, dá jeito à equipa liderada pela Senhora Ministra, ganham tempo que lhes é precioso em termos de calendário eleitoral; a nós docentes decentes não dá vantagem nenhuma! Greve no Dia 19 e nos dias que forem necessários, terá que ser por aí; lutemos, Greve a 19 de Janeiro de 2009 e preparemo-nos para tudo o que possa vir, sem medos!

2 comentários:

Pin It button on image hover