30/07/08

Santa Cruz de Riba Tâmega - A organização territorial já foi bem diversa!

«Santa Cruz de Riba Tâmega


Santa Cruz de Riba Tâmega - A organização territorial diversa

Santa Cruz de Riba Tâmega é um antigo município português, na zona do Tâmega, que recebeu foral de D. Manuel I em 1 de Setembro de 1513 e foi extinto em Outubro de 1855, sendo integrado na sua maior parte no de Amarante.


A sua sede era a atual vila de Vila Meã, mas o seu território estendia-se também ao longo dos actuais concelhos de Lousada, Marco de Canaveses e Penafiel, englobando as freguesias de:


* Aião
* Amarante (São Veríssimo)
* Ataíde
* Banho
* Caíde de Rei
* Carvalhosa
* Castelões
* Constance
* Santa Cristina de Figueiró
* Figueiró de Riba Tâmega
* Fregim
* Louredo
* Oliveira
* Passinhos
* Real
* Recezinhos (São Mamede)
* Recezinhos (São Martinho)
* Santo Isidoro
* Toutosa


Após as reformas administrativas do início do liberalismo, anexou as freguesias de Mancelos e Vila Caiz e foram desanexadas as freguesias de Aião, Amarante (São Veríssimo) e Recezinhos (São Martinho).


Tinha, em 1801, 10 838 habitantes e, em 1849, 13 614 habitantes.» in Wikipédia.


«Tudo indica que Amarante deve a sua origem aos povos primitivos que demandaram a serra da Aboboreira (habitada desde a Idade da Pedra), embora se desconheça com exactidão o nome dos seus fundadores. Dá-se como certo, porém, que a urbe ganhou importância e visibilidade com a chegada de S. Gonçalo (1187-1259), nascido em Tagilde-Guimarães, que aqui se fixou depois de peregrinar por Roma e Jerusalém.


Em tempos não muito longínquos, o concelho de Amarante pertencia administrativamente à província do Minho, fazendo fronteira com os concelhos de Celorico de Basto (N), Gestaço (E), Gouveia (S) e Santa Cruz de Riba Tâmega (O). Com as reformas administrativas liberais do séc. XIX desapareceram os municípios de Gouveia, Gestaço e Santa Cruz de Ribatâmega, tendo o de Amarante recebido a maioria das suas freguesias. Desde então o concelho estende-se por uma área de 301,5 quilómetros quadrados, a que correspondem, hoje, 40 freguesias, 18 ao longo da margem direita do rio Tâmega e 22 da margem esquerda, ocupando uma posição de destaque na região do Douro-Tâmega.» in http://netviagens.sapo.pt/Vacation/ferias_detalhe.aspx?tipo=ferias&idAcordo=13688&id=D884BF73-768B-4B14-A245-F7A4CF2E74F0&idcanal=1919434E-9853-A420-6865-7CE2570144A8
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Santa Cruz do Riba Tâmega, um antigo Concelho cujos Paços, foram restaurados em Vila Meã, pela Câmara Municipal de Amarante, em boa hora o que decerto contribuirá para existirem mais estudos sobre as organizações territoriais anteriores, às que vigoram na atualidade. Gostaria de ter mais informação sobre Gestaçô que pelo que sei, atualmente, é uma Freguesia situada entre Mesão frio e Baião, mas que já teve outra dimensão e Gouveia cuja Casa da Câmara está situada em Gondar Amarante. Além do interesse histórico que tenho por tudo o que diz respeito a esta região e que, infelizmente, não estudei na Escola. Vem tudo isto a propósito de que as organização territoriais não devem ser estáticas ao longo do tempo, mas antes evoluir com os seus fluxos populacionais e dimensão económica e social. Com o atual quadro de miséria, pobreza e subdesenvolvimento que afetam a Zona do Baixo Tâmega, não seria de repensar uma nova organização deste vasto território e colocar na ordem do dia a regionalização, pondo fim a este país que circula em várias velocidades, andando a Região da Grande Lisboa no topo do Pelotão e a nossa Zona do Tâmega com a lanterna vermelha...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover