31/07/08

Los Hermanos - Ritmos quentes de Verão vindo do outro lado do atlântico do calor do Rio de Janeiro!


Los Hermanos - "Anna Julia"

Los Hermanos - "Primavera"

Los Hermanos - "Sentimental"

Los Hermanos - "Último Romance"

Los Hermanos - "DE ONDE VEM A CALMA"

Los Hermanos - "Fingi na hora rir"

Los Hermanos - "Primeiro Andar"



«Los Hermanos

Los Hermanos é uma banda brasileira de rock formada no Rio de Janeiro em 1997, que mistura rock com elementos da música brasileira como o samba e a MPB, além de ter flertado com o Ska, o Reggae e o Hardcore, principalmente em seu álbum de estréia. O som da grupo foi largamente influenciado pelas bandas do undergroud carioca dos anos 90, tais como Acabou La Tequila, Carne de Segunda e Mulheres Q Dizem Sim e pelo som da banda americana Weezer.[1]

História

O início e a repercussão
O, até então, estudantes de jornalismo da PUC-RJ, Marcelo Camelo e Rodrigo Barba, iniciaram a formação de uma banda com características voltadas para o peso do hardcore e com a leveza de letras que abordavam a temática do amor [2]. Além disso, a banda contava com um saxofonista e, posteriormente, o tecladista Bruno Medina, estudande de publicidade na mesma faculdade, seria incorporado à formação do grupo, acrescentando um diferencial em um banda dita como do gênero citado.
Com a entrada dos músicos Rodrigo Amarante (vocais, guitarra e percussão) e Patrick Laplan (baixo) e com a saída de três músicos de sua formação (o trompetista Márcio e os saxofonistas Carlos e Victor), a banda gravou, em 1997 seus primeiros materiais: as demos "Chora" e "Amor e Folia".
As demos repercutiram na cena underground do Rio de Janeiro e, posteriormente, os Los Hermanos foram chamados para tocar no "Superdemos", grande festival de música independente carioca e no festival Abril Pro Rock, de Recife, considerado um dos festivais que mais revelam artistas nacionais.

Los Hermanos
Em 1999, a banda assinou com a gravadora Abril Music e lançou seu primeiro CD, homônimo Los Hermanos, que repercutiu entre o público jovem, identificados com as letras estilo Jovem Guarda, misturadas a um conjunto musical influenciado pelo rock, ska e samba. O primeiro single "Anna Júlia", quase excluído da seleção final pro CD e inspirado numa paixonite do produtor da banda, fora o grande responsável pelo espontâneo sucesso da banda e pelas 300 mil cópias iniciais do CD. Embalada pelo sucesso da música, a gravadora resolveu investir na banda e lançou "Primavera" e posteriormente, "Quem Sabe", como próximos singles, que coincidiam em ter refrões. O álbum emplacou também uma indicação ao Grammy de 2000.

Bloco do Eu Sozinho

Marcelo Camelo na Fnac em 2003.Dois anos depois, em 2001, o grupo lança o álbum "Bloco do Eu Sozinho", também pela Abril Music. Algumas das músicas desse álbum, foram tocadas no Rock in Rio III. A banda perdera o baixista Patrick Laplan, alegando divergências musicais, o qual montou sua própria banda, Eskimo. "Bloco..." surpreendeu grande parte do público por ser um álbum (quase) sem resquícios do anterior. Ao som da banda, acrescentaram-se levadas melancólicas do Samba, da Bossa Nova e de outros rítmos latinos. A euforia do primeiro CD não se repetiu nas vendas e a banda passou a tocar em lugares menores, com a diminuição de seu público. Porém, a partir desse ponto, a banda ganhava um grande aliado em sua caminhada, justamente o público, que se mostrava cada vez mais fiel. Músicas como "Todo Carnaval tem seu Fim" (primeiro single), "A Flor", "Sentimental", entre outras, tornaram-se hits à parte do lado comercial. Depois de algum tempo do lançamento, a crítica especializada começaria a elogiar o álbum, que ganhou notoriedade no meio após ter chegado ao conhecimento de todos a divergência que havia entre a banda e a gravadora. O guitarrista Rodrigo Amarante, passou a ter mais espaço na banda, com composições como "Sentimental", "Cher Antoine" e "A Flor" (essa com Marcelo Camelo). Seguiram-se ainda participações no "Fordsupermodels" (a banda tocava em um palco, fazendo a trilha sonora para o evento de moda), e no Luau MTV, no qual foram incluídas, em versão acústica, músicas do primeiro e do segundo CD, e que mais tarde seria lançado em DVD.

Ventura
O ano de 2003 chegava e já na BMG (atual Sony&BMG), os Hermanos lançaram o álbum "Ventura". Antes chamado de "Bonança", o disco teve uma curiosidade em seu preparo: o primeiro disco nacional a "vazar" em sua fase de pré-produção. O terceiro álbum apresentava um Los Hermanos multi-facetado. De "Samba a Dois" ao pop rock de "O Vencedor" ou dos diálogos de "Conversa de Botas Batidas" e "Do Lado de Dentro", "Ventura" vinha com status do álbum que consolidaria a banda no cenário nacional. O primeiro single, "Cara Estranho", marcou boa presença nas rádios e em premiações de videoclipes. Vieram depois "O Vencedor" e "Último Romance", essa última de Rodrigo Amarante, que assinou 5 das 15 músicas do CD e passou a se destacar como compositor do cenário. Camelo, antes já badalado, calcara ainda mais sua posição de compositor e passou a chamar a atenção de toda uma crítica desconfiada. A cantora Maria Rita em seu álbum homônimo, gravou três músicas dele: "Santa Chuva", "Cara Valente" e "Veja Bem Meu Bem". Os shows passaram a abrigar uma legião de fãs que passaram a ser a marca registrada da banda. Foi na turnê de "Ventura", que foi registrado o DVD "Ao Vivo no Cine Íris", gravado no Rio de Janeiro, com um repertório predominante do CD.
Em 2005 chega o quarto CD da banda, "4". Produzido por Kassin, que assinara os dois últimos, o álbum mostrava um conteúdo mais introspectivo e uma aproximação mais impactante com a MPB. O disco, no entanto, seria considerado "irregular" pela grande crítica. Seja no violão de "Sapato Novo" e na bossa de "Fez-se Mar", ou a predominância de um clima saudoso nas letras de Camelo e Amarante, "4" dividiu novamente o público: a banda estava em mais um novo rumo.

Hiatus
Em abril de 2007, a banda anunciou um recesso por tempo indeterminado nos trabalhos, alegando o acúmulo de muitos projetos pessoais ao longo de seus dez anos de carreira.

Curiosidades
Na apresentação da banda no VMB do ano de 2003, quem os apresentou foi o cantor e compositor Caetano Veloso. Porém, ao anunciar a banda, Veloso colocou uma barba ruiva postiça, tal como todos os membros das primeiras filas da premiação. Ato classificado como "mico", pelo tecladista Bruno Medina.[3]
Após uma apresentação no programa Domingão do Faustão, na qual a banda tocou a música Anna Julia, uma vez que o apresentador Fausto Silva insistia em dizer que a banda "nunca mais tocara" a canção, a banda recebeu um email de uma fã, questionando e criticando a apresentador. Crítica que foi rebatida pelo tecladista Bruno Medina, no próprio site da banda.[4]
O vocalista Marcelo Camelo foi agredido, em julho de 2004, pelo vocalista Chorão, da banda Charlie Brown Jr. A agressão ocorreu na sala de embarque do aeroporto de Fortaleza e o agressor, chegou a ser detido pela Polícia Federal.[5] Chorão, mesmo enviando uma nota pedindo desculpas pelo acontecimento,[6] foi processado por Camelo e teve que indenizar o cantor da banda carioca por danos morais e ressarcimentos de compromissos cancelados. A agressão ocorreu por causa de declarações de Marcelo Camelo e de Rodrigo Amarante, à revista OI, sobre a então recente campanha publicitária da marca de refrigerantes Coca-cola. Na ocasião, a banda paulista era a contratada e, no vídeo, questionava um rapaz que não estava de acordo com os itens oferecidos no comercial.[7]
Na entrega do prêmio Multishow, no ano de 2000, Marcelo Camelo demonstrou vergonha ao ganhar de Chico Buarque. "Cara, eu não sei nem o que falar. Eu me sinto envergonhado de ganhar um prêmio em uma categoria em que o Chico Buarque esteja competindo".

Discografia

Álbuns
1999 - Los Hermanos
2001 - Bloco do Eu Sozinho
2003 - Ventura
2005 - 4
2008 - Multishow Registro: Los Hermanos

Coletâneas
2006 - Perfil

Não-oficiais
2001 - "Bloco do Eu Sozinho, Ensaios" - Pré-produção do CD homônimo.
2003 - "Bonança" - Pré-produção do disco Ventura.

Demos
"Amor e Folia" (K7) - Janeiro de 1998
"Chora" (K7) - Outubro de 1998

Singles
"Anna Júlia"
"Primavera"
"Quem Sabe"
"Todo Carnaval Tem seu Fim"
"Sentimental"
"Cara Estranho"
"O Vencedor"
"Último Romance"
"O Vento"
"Condicional"
"Morena"

DVD
2002 - Luau MTV
2005 - Ao Vivo no Cine Íris
2008 - Multishow Registro: Los Hermanos

Participações em Coletâneas
Todas as Garotas de Ipanema (Abril Music, 2000)
Superfantásticos (Som Livre, 2002)
Lisbela e o Prisioneiro - Trilha (Natasha, 2003)
Coca-Cola Vibesound - Poprock (BMG, 2003)
Casseta & Planeta em A Taça do Mundo é Nossa - Trilha (EMI, 2003)
O Casamento de Romeu e Julieta - Trilha (Natasha, 2004)
Ensaio Geral - Multishow (Sony BMG, 2005)
Malhação - Trilha Nacional (Som Livre, 2006)

Bootlegs e Raridades

Músicas não gravadas oficialmente
"Gabriela"
"Melissa"
"O Mundo aos Meus Pés"
"Bom Dia"
"Santa Chuva"
"Liberdade"

Participações em Trilhas e Coletâneas
Demos Caseiras - Músicas que, ocasionalmente em versões acústicas, caíram na internet: "Pierrot", "Fingi na Hora Rir", "Outro Alguém", "A Outra", "Tá Bom", "Deixa Estar", "Mais uma Canção" e "Veja Bem Meu Bem". Todas por Marcelo Camelo
"Máscara Negra" (Zé Keti) - Gravada em 1999, lançamento do primeiro disco.
"Anna Julia" - Gravada em espanhol, lançamento do primeiro disco.
"Hollywood" (Chico Buarque)- Gravada para a coletânea "Superfantásticos".
"Eu Vou Tirar Você Desse Lugar" (Odair José) - Gravada para a trilha do filme "Casseta e Planeta - A Taça do Mundo é Nossa"
"Garota de Ipanema" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) - Gravada para a coletânea "Todas as Garotas de Ipanema".
"Lisbela" (Caetano Veloso e Jorge Mautner) - Gravada para a trilha do filme Lisbela e o Prisioneiro. Não incluída no DVD com as músicas tocadas ao vivo.
"Conversa de Botas Batidas" e "Tema do Macaco" - Para a trilha para o curta-metragem "Castanho", do diretor Eduardo Valente. Foram feitas 3 versões para "Conversa...".
"Liberdade" - Trilha sonora do filme "O Passageiro - Segredos de Adulto".
"Hino do Vasco da Gama" (Lamartine Babo) - Gravada com Paulinho da Viola no CD Hinos dos Grandes Times Brasileiros da Revista Placar.

Covers ao Vivo
"Fernando" [Trecho] (ABBA) - Trecho disponível na internet. Fora feito para um amigo da banda.
"Alive" [Trecho] (Pearl Jam) - Introdução gravada na passagem de som na casa de shows Ballroom, RJ.
"Marcha Imperial" [Trecho] (Tema do filme Star Wars) - Trecho gravado em uma matéria do canal Multishow.
"Pra Ver se Cola" [Trecho] (Trem da Alegria) - Trecho disponível na internet. Gravado durante uma matéria do canal Multishow.
"Dançando Comigo Mesmo" [Trecho] (Billy Idol) - Trecho traduzido gravado no programa "Fanático MTV".
"Turma do Funil" (Carmen Costa e Mirabeau) - Cantada por Marcelo Camelo e executada pela banda Reggae B de Bi Ribeiro, baixista do (Os Paralamas do Sucesso), em ritmo de reggae. No áudio, Camelo fala: "Na verdade eu não deixei muitas opções, porque eu não sei cantar nenhuma música do Bob Marley e foi (a canção Turma do Funil) o que sobrou."
"Flor do Reggae" [Trecho] (Ivete Sangalo) - Tocada por Marcelo Camelo no Canecão, nos shows de despedida da turnê Ventura, 2004.
"Tema da Armação Ilimitada" [Trecho] - Tocada no Canecão, shows de despedida da turnê Ventura, 2004.
"Carro Velho" [Trecho] (Banda Eva) - Inserida na introdução de "Pierrot" no Festival de Verão de Salvador 2006
"Anjo Samile" [Trecho] (Banda Casaca) - Tocada por Marcelo Camelo, em Vitória-ES, 2006.
"Desce" (Arnaldo Antunes) - Incluída na turnê do Bloco do Eu Sozinho
"Love Story" (Francis Lai)- Incluída na turnê do Bloco do Eu Sozinho
"Ciúme" (Ultraje a Rigor) - Tocada no Festival de Verão de Salvador, em 2001
"Quase Sem Querer" e "Ainda É Cedo" (Legião Urbana) - Gravadas no ATL Hall (hoje Claro Hall), na festa da Rádio Cidade.
"Sobre o Tempo" (Pato Fu) - Show com o Pato Fu, em 2001, Belo Horizonte.
"A Palo Seco" (Belchior) - Tocada no "Luau MTV" e incluída na turnê do Bloco e do Ventura
"Romance Ideal", "Meu Erro" e "Cinema Mudo" (Paralamas do Sucesso) - Tocada junto com os Paralamas no "Skol Rio" e no "Ceará Music Festival" de 2004.
"Só Vendo que Beleza"/"Marambaia" (Rubens e Henricão) - Gravada ao vivo no programa "Bar 00".
"Last Nite" (The Strokes) - Disponível na internet ao vivo em Friburgo e no programa "Rock na Aula" da Rádio Cidade.
"Esquadros" (Adriana Calcanhotto) - Disponível ao vivo e também no "Luau MTV".
"Traumas" (Roberto Carlos) - Disponível na internet em vídeo, no programa Altas Horas para um "tributo" a Roberto Carlos e ao vivo (áudio) em Minas Gerais
"Uma Brasileira" (Os Paralamas do Sucesso) - Gravada para o VMB 2004, está disponível em vídeo e áudio na internet.
"Revelações" (Fágner) - Tocada nos shows de despedida da turnê Ventura, 2003.
"Passeio", "A Palo Seco" (Belchior) e "Maluco Beleza" (Raul Seixas) - Tocadas, junto com Belchior, no Canecão, em 2006.
"Vambora", "Maresia" e "Esquadros" (Adriana Calcanhotto) - Tocadas juntos com a artista, em 2006, no Circo Voador - RJ.
"Tanto Amar" (Chico Buarque) e Balada do Louco (Os Mutantes) - Tocadas junto com Ney Matogrosso, em 2006, no Circo Voador - RJ.
"Carinhoso" (Pixinguinha) - Inserida em "De Onde Vem a Calma", em Porto Alegre-RS, 2006
"Deixe-se Acreditar", "Saborosa", "Tempo de Carne e Osso" (Mombojó) - Tocada junto com Mombojó, em Curitiba e Porto Alegre, 2006.

Com Participações
"Retrato pra Iaiá" - Tocada com Moreno +2, em Realengo, RJ, 2001.
"Veja Bem Meu Bem" - Tocada com Fernanda Takai (Pato Fu), em Belo Horizonte, MG, 2001.
"Sentimental" - Tocada com Dado Villa-Lobos, na Rádio Cidade, RJ, 2002.
"O Vencedor" - Tocada com Os Paralamas do Sucesso no "Skol Rio" e no "Ceará Music Festival" de 2004.
"Pois É" - Tocada com Toranja, em Portugal, 2006.
"Veja Bem Meu Bem", - Tocada com Ney Matogrosso, no Rio de Janeiro, 2006.
"Deixa o Verão e Samba a Dois" - Tocada com Adriana Calcanhotto, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Salvador, 2006.
"A Flor", "Do Sétimo Andar" e "Fez-se Mar" - Tocada com Mombojó, em Curitiba e Porto Alegre, 2006.
OBS¹: Todas as músicas listadas tiveram sua inclusão baseada em sua disponibilidade na internet.
OBS²: Participações isoladas de integrantes do grupo não precisam ser adicionadas aqui. Por favor, se desejas tal informação, consulte o site oficial.
OBS³: Para fichas técnicas, informações adicionais e para ver músicas da banda tocadas por outros artistas, visite o site oficial.

Indicações e Premiações

Grammy Latino
Indicado a Melhor Álbum de Rock Brasileiro, em 2000, com Los Hermanos (1999).
Indicado a Melhor Álbum de Rock Brasileiro, em 2004, com Ventura (2003).
Indicado a Melhor Álbum de Pop Contemporâneo, em 2006, com 4 (2005)

Prêmio Tim de Música Brasileira
Indicado a Melhor Disco Pop/Rock em 2004, com Ventura (2003).
Marcelo Camelo ainda concorria com "Veja Bem Meu Bem" (interpretada por Maria Rita), como melhor canção.

Prêmio Multishow de Música Brasileira

2000
Vencedor do prêmio de melhor composição, por "Anna Julia".

2002
Indicado ao prêmio de Melhor Disco, com Bloco do Eu Sozinho.

2004
Vencedor do prêmio de Melhor Grupo.
Indicado para melhor disco com Ventura e para melhor canção com "O Vencedor".

2006
Rodrigo Amarante vence na categoria "Melhor Instrumentista".
Indicado para Melhor Grupo, Melhor Canção (O Vento), Melhor Disco (4) e Melhor Show.

VMB
Vencedor da categoria Artista Revelação, em 2000, com o clipe de Anna Júlia.
Indicado da categoria Melhor Fotografia, em 2001, com o clipe de Todo Carnaval tem Seu Fim.
Indicado das categorias: Direção de Arte, Direção, Videoclipe do Ano, Audiência e Videoclipe de Rock, em 2003, com Cara Estranho
Indicado da categoria de Melhor Website, em 2004, com site de Marcos Sketch e Ricardo Brautigam.
Indicado da categoria de Melhor Vídeo de MPB, em 2005, com O Vento.
O Blog Hermaniacos é indicado a Melhor Website, em 2006.
Vencedor da categoria de Melhor Vídeo Clipe de MPB, em 2006, com Morena
Indicado à categoria Melhor Show, em 2007.» in Wikipédia.

"Ana Julia
Los Hermanos
Composição: Marcelo Camelo

Quem te ver passar assim por mim
Não sabe o que é sofrer.
Ter que ver você assim sempre tão linda.
Contemplar o sol do teu olhar, perder você no ar
Na certeza de um amor
me achar um nada,
Pois sem ter teu carinho
eu me sinto sozinho
eu me afogo em solidão...

Oh Ana Juliaaaaa

Nunca acreditei na ilusão de ter você pra mim.
Me atormenta a previsão do nosso destino.
Eu passando o dia a te esperar,
você sem me notar.
Quando tudo tiver fim, você vai estar com um cara,
Um alguém sem carinho.
Será sempre um espinho
dentro do meu coração.

Oh Ana Juliaaaaa

Sei que você já não quer o meu amor,
Sei que você já não gosta de mim,
Eu sei que eu não sou quem você sempre sonhou,
Mas vou reconquistar o seu amor todo pra mim.

Oh Ana Julia, Julia, Julia
ouououou!"

Mais informações sobre este magnífico grupo carioca, no seguinte link:
http://www2.uol.com.br/loshermanos/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover