17/07/08

Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa, tentam ajudar a Zona Deprimida do Baixo-Tâmega!




«Cavaco Silva inicia visita aos "deprimidos" vales do Ave, Tâmega e Sousa


Porto, 17 Jul (Lusa) - O Presidente da República inicia hoje em Celorico de Basto uma visita de dois dias para "ouvir" autarcas, sindicatos e empresários sobre a "situação social" deprimida aos vales do Ave, Sousa e Tâmega.
A visita de Cavaco Silva tem início ao final da manhã, com um almoço com presidentes dos nove municípios da região do Vale do Tâmega.
Depois do almoço, o chefe de Estado terá uma reunião de trabalho com os autarcas e irá inaugurar o Parque Urbano do Rio Freixieiro, após uma passagem pela Biblioteca Municipal de Celorico de Basto, para uma visita guiada por Marcelo Rebelo de Sousa.
Sexta-feira, o Presidente da República tem reuniões de trabalho com organizações sindicais regionais em Fafe e com especialistas e investigadores com estudos feitos sobre o Vale do Ave em Guimarães.
À tarde, Cavaco Silva parte para o concelho de Famalicão, para uma reunião com associações empresariais regionais, em S. Miguel de Ceide, e uma visita à fábrica Salsa Jeans, em Ribeirão.
O programa não inclui visita a nenhum dos seis concelhos do Vale do Sousa, questão que foi desvalorizada pelo presidente da associação de municípios desta sub-região, Alberto Santos.
"Acredito que seja um primeiro passo de visitas às três sub-regiões", disse à agência Lusa Alberto Santos, presidente social-democrata da Câmara de Penafiel, recordando que a preocupação relativamente à situação social nos três vales foi realçada por Cavaco Silva "precisamente numa visita recente a Penafiel".
Fonte da Presidência da República disse à Lusa que, apesar de o programa não incluir paragens no Vale do Sousa, sindicalistas e empresários destas duas regiões vão participar nas reuniões de Fafe e S. Miguel de Ceide.
Já fora do programa dos três vales, o chefe de Estado parte a meio da tarde de sexta-feira para Ponte de Lima, onde irá inaugurar a reabertura do Museu de Arte Sacra dos Terceiros e assistir à representação da ópera "As Bodas de Fígaro", integrada no Festival de Ópera e Música Clássica do concelho.» in http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/dbafdc814eeaf2dc965db4.html
-------------------------------------------------------------------------------
Haja alguém que se vire para o Baixo-Tâmega deprimido, com tantas potencialidades e tão abandonado está. Dizem muitos que Portugal não é só Lisboa, mormente no pós-Abril. Até pode ser verdade, mas olhemos para o pacote de investimentos que estão previstos para a Capital e na sua envolvente e comparemos com todo o Norte e como dizia o outro da mesma cor: é fazer as contas... Espero que quer o Excelentíssimo Presidente da República Dr. Cavaco Silva, quer o Dr. Marcelo de Sousa, filho desta zona, saibam influenciar quem de direito de forma a tentar reverter a sangria de jovens que colocaram a emigração em níveis de 80, que consigam atrair investimentos, enfim, que nos ajudem, por favor!

5 comentários:

  1. Será que ainda vamos a tempo de apanhar o combóio?
    Será que há interesse em investir no interior sem ser em estradas xpto que mais facilmente escoam os filhos das terras para o litoral?

    ResponderEliminar
  2. Não sei Anabela, partilho as tuas dúvidas e angústias!
    Mas registo o facto de quem foram as primeiras figuras de Estado a virem ao terreno, isso registo!

    ResponderEliminar
  3. E o que faz um acento na palavra comboio?
    Foste tu, Helder? :)

    ResponderEliminar
  4. loooooooooooooool para ti também!
    Não te esqueças do mosaico!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover