«Linda Freguesia nas fraldas do Marão, linda a Igreja!
«Várzea do Marão
A freguesia de São João Baptista de Várzea, na zona central do Concelho, situa-se a dez quilómetros de Amarante, na margem esquerda do rio Ovelha. Rodeiam-na as freguesias de Sanche, Gondar, Bustelo, Candemil, Ansiães e Aboadela. Terra extensa, típica do Marão.
O povoamento do seu território é muito anterior à Era cristã. Ligada à civilização do ferro, desde o século X a.C que se fora desenvolvendo no território da Península Ibérica, uma civilização castreja, que seria como que um vínculo entre os povoadores do Neolítico e os Lusitanos. Os Castros eram povoações fortificadas, defendidas por duas ou três linhas de muralhas, que se ergueram no cimo dos montes, nas quais se fixavam tribos em busca de segurança. A topografia de Várzea ajudava e por essa época aqui se estabeleceu uma população pobre e rudimentar em termos de condições de vida.
O Castro encontrado no cume da freguesia (Castro de Paredes) demonstra a antiga existência de vida humana nesta zona. Os altos cumes que a circundam eram o refúgio ideal para habitantes tão indefesos.
Os topónimos Arranhadoiro (de sentido topográfico), Cristelos (derivado de castro) e Paredes Secas (castrejo) vão exatamente na mesma direcção. O topónimo principal, Várzea, advém do árabe barr, campo e sahra, seara. Várzea significa campina semeada de pão, planície, campo plano ou de pouco pendor, campina cultivada.
A paróquia de São João de Várzea já está instituída do século XII para o século XIII. Foi uma das iniciais do julgado medieval de Gestaço, ou “Terra” de Santa Maria de Gestaçô.
De acordo com as Inquirições de 1220, “Sancto Johanne de Várzea” pertencia quase integralmente aos fidalgos da Casa de Sousa (Os Sousões) e, por doação destes, a diversas Ordens. A Coroa não possuía aqui quaisquer foros e apenas era proprietária de um reguengo no lugar de Moreira e de alguns reguengos perto da Ermida de São Vicenço.
A Igreja Paroquial possuía aqui “searas” e o Mosteiro de Caramos tinha dez Casais, além de parte do Padroado da Igreja.
Depois de 1220, a Igreja acabou por passar completamente para a posse do Mosteiro. Posteriormente, seriam os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, desse Mosteiro, a apresentar o Cura ou Pároco da Freguesia.
Para efeitos administrativos, Várzea do Marão, como também é conhecida, esteve anexada à Freguesia de Aboadela a partir de 27 de Março de 1896. Foi desanexada logo no ano seguinte, a 30 de Novembro.» in http://www.amarante.pt/freguesias/varzea/
Mais informações sobre esta linda freguesia de Amarante, no seguinte link:
http://carlosportela.no.sapo.pt/varzeafreg.html
E lá continuas na tua peregrinação religiosa!
ResponderEliminar:D
É verdade, sou um peregrino, que ando normalmente nos caminhos de S. Tiago!
ResponderEliminar