08/07/08

Amarante - Praia Aurora, a mais conceituada Praia Fluvial de Amarante!
























----------------------------------------------------------------------------------
A Praia Aurora, ou como era conhecida por mim e pelas pessoas que a frequentavam, "os Poços". Foi aí que aprendi a nadar, eu mais uma batelada de amarantinos ao longo de muitas gerações. Não há nenhum amarantino e não só, dado que pela localização desta praia fluvial, muito próxima do antigo Parque de Campismo de Amarante, este local era conhecido em todo o país e por muitos turistas principalmente europeus, mas também doutros continentes que era costume ver nesta praia e neste Rio, antes dos focos de poluição de origem industrial e principalmente provenientes das agropecuárias e de problemas de saneamento básico.
Agora temos o anátema da construção da nova barragem de Fridão, sabemos que será a machadada final nesta praia fluvial que já foi muito importante para Amarante, uma terra que faz do turismo uma aposta estratégica. Pois bem, ontem dia 8 de Julho, Feriado Municipal de Amarante, a Cidade parecia um deserto, não havia atividades para cativar os locais e os turistas; nada! Sim porque o Almoço dos Reformados, mais parece um comício eleitoral!
Ora bem, desloquei-me à Praia Aurora para matar saudades e não vi nenhuma informação que me indicasse se podia ou não nadar, nem sobre a análise das águas, não havia Nadador Salvador, havia muito lixo espalhado na areia, para o qual olhavam com muito repúdio os poucos turistas que lá se encontravam.
Enfim, o abandono completo, as pranchas em mau estado de conservação, algumas soltas, enfim...
Como amarantino e amante da natureza lastimo e mete-me confusão como é que um elemento tão importante para a aposta estratégica no Turismo como é o Rio Tâmega, está tão abandonado! Lembrei-me do meu falecido pai que me ensinou a nadar naquele local e do também falecido Quinzinho da Cerca que tantos jovens ensinou a nadar nos Poços!

5 comentários:

  1. Linda!! Onde estão as pessoas? E a bandeira azul? Podemos lá levar as nossas "crias"?Jonas

    ResponderEliminar
  2. Os Poços parece que se deslocaram para destinos mais exóticos, com chapéus de sol a condizer com outras paragens...
    Tenho de ir lá ver.

    ResponderEliminar
  3. Viva Jonas:

    A Praia Aurora, Bandeira Azul não tem, porquê não sei, porque não existe como deveria, informação pública pelos Orgãos competentes!
    As pessoas devem estar para as Piscinas Municpais, RTA, ou Rio Olo devidoao receio de poluição das águas do Tãmega, também já era tarde e tentei não apanhar pessoas nas fotografias!
    Se pode levar as suas crias não lhe posso responder com bases seguras, só posso dizer que levei as minhas, porque sou apaixonada pelos Poços e pelo Tâmega!
    mas procure informação junto da CMA, pode ser que eles a tenham!
    Um abraço,
    Helder Barros

    ResponderEliminar
  4. Pois deu para relembrar o Quinzinho da Cerca e os Poços, onde também eu aprendi a nadar.
    Pena que a praia esteja votada a esse abandono de que falas.
    Vou ver se vou lá para a semana que preciso de fotografias para um post das minhas memórias desse lugar que tu vais adooooooooooorar!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Fazes bem Anabela!
    Aquele é para nossa e gerações anteriores, um local mítico!
    Fotografa enquanto não afogam aquilo de vez!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover