10/01/19

Religião Santo do Dia - Em 1262, partiu para a glória, deixando para o povo de Amarante, para todas as gerações ao norte de Portugal, para toda Europa e para todo o mundo, um testemunho de santidade que colabora para uma civilização mais justa.



«Frei Gonçalo de Amarante

O amor apostólico de Frei Gonçalo o levava a ser um sinal no meio da sociedade.

Nasceu no século XIII, em Arriconha, freguesia de Tagilde, próximo a Guimarães, norte de Portugal. Muito cedo, ele se viu chamado ao sacerdócio. Em sua formação humana e cristã, Frei Gonçalo passou pelo Convento Beneditino, depois por Braga, lugar onde foi ordenado pelo Arcebispo. Não demorou muito para ser abade em São Paio.

Frei Gonçalo de Amarante pôde fazer várias peregrinações que muito enriqueceram sua vida espiritual e também apostólica. Ele foi a Roma, visitou os túmulos de São Pedro e São Paulo e tomou um “banho” de Igreja. Visitou a Terra Santa, conheceu os lugares santos por onde Jesus passou. Seu amor foi crescendo cada vez mais por Nosso Senhor.

Depois de voltar dessas peregrinações, ele teve ainda mais ardor para evangelizar. Discerniu sua vida religiosa e entrou para a família dominicana, daí vem o “frei”. Quanto ao “Amarante”, com seus irmãos de comunidade, ele foi para a cidade de Amarante em missão. Ele ficou conhecido como um segundo fundador dessa cidade, porque o seu amor apostólico o levava a ser um sinal no meio da sociedade.

Em 1262, partiu para a glória, deixando para o povo de Amarante, para todas as gerações ao norte de Portugal, para toda Europa e para todo o mundo, um testemunho de santidade que colabora para uma civilização mais justa.

Frei Gonçalo de Amarante, rogai por nós!» in https://santo.cancaonova.com/santo/frei-goncalo-de-amarante/


Oração de São Gonçalo Amarante: 

"Ó admirável São Gonçalo! Glória de Portugal, Luz de Amarante e de toda a Santa Igreja, apóstolo com todos os predicados e cheio da gloria de Deus, mártir do desejo, virgem puríssimo, vaso ungido de celestial pureza, espelho de perfeita humildade e sabedoria, é o gozo dos coros angelicais, terror dos hereges e dos espíritos infernais que o teu nome temem e tremem e com seus estupendos milagres e graças, é o refúgio e consolo de seus devotos.

Hoje dou mil graças por tão singulares excelências que foi adornada tua alma puríssima e me alegro que agora sejas glorificado na pátria celestial em companhia do coro dos anjos. Ó milagroso Santo! Que por sua virtude o Divino Infante deu a vida temporal e espiritual a tantos mortos, vista a tantos cegos, ouvidos a tantos surdos, pernas aos aleijados, fala aos mudos e saúde a inúmeros enfermos, converte a nós para que se retire dos nossos corações as culpas que são a morte da alma e para que possamos ouvir as divinas aspirações e caminhemos com fervor a cumprir a Divina Vontade e a proferir o seu santo nome.

Cure os doentes, sossega o rio, suste a ira do Senhor, redime os encarcerados, a miséria, recupere bens e membros perdidos, e dê saúde aos anciãos e afasta o perigo. São Gonçalo, eu tenho confiança na tua intercessão. Peça por mim junto ao Senhor para que eu consiga a graça de (diga aqui a graça que necessita), e ainda me consiga a especial graça da salvação de minha alma. Tudo para a maior glória de Deus. Assim seja.

Três Ave Marias, Um Pai Nosso e o Glória." in http://catolicos.modaefe.com.br/sao-goncalo-amarante/


(PROPAGODE e a música a S.Gonçalo-Junho-2014)


Mondeguinas - "São Gonçalo de Amarante"


Brigada Victor Jara - "São Gonçalo"

"São Gonçalo d´Amarante
Letra de: Popular

são gonçalo d´amarante, 
casamenteiro das velhas, 
porque não casais as novas ? 
que mal vos fizeram elas ? 

são gonçalo 
d´amarante 
quer que lhe baile, 
quer que lhe cante. 

são gonçalo d´amarante 
feito de pau d´amieiro, 
irmão do pau dos meus socos, 
criado no meu lameiro. 

oh meu são gonçalo, 
meu são gonçalinho, 
eu quero casar, 
dai-me um maridinho. 

seis barricas d´alcatrão, 
grande orquestra de badalo: 
eis aqui a grande festa 
que se faz a são gonçalo. 

oh meu são gonçalo, 
oh meu rico santo, 
atendei às moças 
que vos pedem tanto."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover