30/04/09

Câmara Municipal de Amarante homenageia vítimas das Invasões Francesas!

«AMARANTE: Câmara homenageia vítimas das Invasões Francesas

(29-04-2009)

AMARANTE: Câmara homenageia vítimas das Invasões Francesas

Armindo Mendes
© Todos os direitos reservados

Cerimónia está marcada para o próximo dia 2 de Maio


-


Depois da recriação da invasão da cidade pelos exércitos de Napoleão, a 18 e 19 de Maio, que teve a assistir à cidade mais de dezena e meia de milhar de pessoas, a Câmara Municipal de Amarante prossegue, a 2 de Maio, a evocação dos 200 anos das Invasões Francesas e da Defesa da Ponte, com uma cerimónia de homenagem às vítimas da II Invasão Francesa.

Programa:

10h00 | Missa de Acção de Graças e Sufrágio às Vítimas da II Invasão Francesa na Igreja do Convento de S. Gonçalo.

11h30 | Deposição de Flores em Memória às Vítimas da II Invasão Francesa. Ponte de S. Gonçalo

15h30 | Colóquio - Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, com a participação de General Carlos de Azeredo que apresentará a comunicação "Nas Margens do Tâmega fracassou a II Invasão Napoleónica"; Dr. Sérgio Veludo que dissertará sobre o tema "O Exército Português em 1809" e o Coronel Américo Henriques que apresentará a comunicação “O Povo Português na Guerra Peninsular”

21h30 | Vox Angelis - Recital "In Memoriam das Invasões Francesas".
Igreja de S. Gonçalo

O Colóquio tem por objectivos sensibilizar a comunidade para a importância estratégica que a cidade de Amarante teve no desenrolar da Segunda Invasão; clarificar pormenores sobre as Invasões e o desenrolar de toda a acção; as estratégias de batalha e o pós-Invasão, entre outros aspectos julgados importantes.

Sobre os oradores:

General Carlos de Azeredo – Ex- Chefe da Casa Militar de Mário Soares, quando Presidente da República, é autor de diversas publicações históricas que descrevem a II Invasão Francesa, com especial enfoque para o episódio da Ponte de Amarante.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=1976

29/04/09

Cinema Teixeira de Pascoaes - Programação Maio!





Cinema Teixeira de Pascoaes
6ªs feiras às 21: 30
Telefone: 255 431 084
Em Maio:


Dia 1
O Casamento de Rachel
Título original: Rachel Getting Married
De: Jonathan Demme
Com: Anne Hathaway, Rosemarie DeWitt, Debra Winger
Género: Drama
Classificacao: M/12
EUA, 2008, Cores, 114 min.

Dia 8
Milk
Título original: Milk
De: Gus Van Sant
Com: Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin
Género: Drama
Classificacao: M/16
EUA, 2008, Cores, 128 min.

Dia 15
A Troca
Título original: Changeling
De: Clint Eastwood
Com: Angelina Jolie, Gattlin Griffith, Michelle Martin, John Malkovich
Género: Drama
Classificacao: M/12

EUA, 2008, Cores, 141 min.

Dia 22
O Wrestler
Título original: The Wrestler
De: Darren Aronofsky
Com: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood
Género: Drama
Classificacao: M/16
EUA, 2008, Cores, 115 min.

Dia 29
Revolutionary Road
Título original: Revolutionary Road
De: Sam Mendes
Com: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Kathy Bates
Género: Drama
Classificacao: M/16
EUA/GB, 2008, Cores, 119 min.
-----------------------------------------------------------------------------
Programação gentilmente enviada pela Minha Colega e Amiga, Elsa Cerqueira!

Música Brasileira - Bossa Nova, Anos Dourados, décadas de 50/60/70 no Brasil!




João Gilberto & Tom Jobim - "Desafinado"

Elis Regina e Tom Jovim - "Corcovado" - (1974)

Nara Leão - "Corcovado"

Tom Jobim e Elis Regina - "Águas de Março" - (no Fantástico)

Tom Jobim - (Anos Dourados)

Chico Buarque & Tom Jobim - (Anos Dourados)

Joao Gilberto e Caetano Veloso - "Garota de Ipanema"

Jobim - "How Insensitive"

Nara Leão - "Insensatez"

Caetano & Chico - (Anos Dourados)

Tom Jobim & Toquinho - "Wave"

Tom Jobim - "One Note Samba"

Tom Vinícius, Toquinho e Miúcha - "Samba de Avião"

Roberto Carlos - "Samba do Avião"

Vinicius de Moraes & Toquinho - "Tarde em Itapuã"

Joao Gilberto and Antonio Carlos Jobim - "Chega de Saudade"

Chico Buarque - "Chega de Saudade"

Elis & Tom - "Inútil Paisagem"

Roberto e Caetano - "Inútil Paisagem"


CHICO BUARQUE & MILTON NASCIMENTO - "O QUE SERÁ" - (1976)

Tom Vinícius, Toquinho e Miúcha - "O Que Será" - (À Flor da Pele)

Toquinho & Vinícius - "Samba de Orly"

Chico Buarque e Tom Jobim - "Sem Compromisso"

Frank Sinatra, Antonio Carlos Jobim 1967 - (Medley)

Tom Jobim+Vinicius de Moraes+Toquinho+Miúcha

Elis & Tom - "Céu e Mar"

Caetano Veloso - "Ela é Carioca"

Elis Regina

Bossa Nova

Luciana Souza - "The New Bossa Nova"

Jobim - "Caminhos Cruzados" - (Crossing Paths)

Luciano Pavarotti e Caetano Veloso - "Manhã de Carnaval"

André Rieu - "Manhã de Carnaval"

Jobim/Gilberto - "The Story of Bossa Nova"

Caetano Veloso - "Caminhos Cruzados"

Jobim - "Outra Vez" - (Once Again)

Chico Buarque / Francis Hime - "Meu Caro Amigo"

Elis Regina e Chico Buarque - "Pois é"

«Bossa nova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Esta página é sobre um ritmo musical e movimento cultural. Se procura outros significados da mesma expressão, consulte Bossa nova (desambiguação).

Bossa nova
[[Imagem:|250px]]
Origens estilísticas Samba, jazz
Contexto cultural 1957, (Zona Sul do Rio de Janeiro, Brasil - Fim: 1963
Instrumentos típicos violão, piano, órgão eletrônico, contrabaixo
e bateria
Popularidade Amplamente conhecido no Brasil, também significativo nos Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão e as Filipinas.
Formas derivadas MPB, Sambalanço, Tropicalismo
Subgêneros

Gêneros de fusão

Cenas regionais
Brasil
Outros tópicos
chorinho
A bossa nova é um movimento da música popular brasileira surgido no final da década de 1950 e início da de 1960. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época. Anos depois, Bossa Nova se tornaria um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.
A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa: O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(...). A expressão bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas.
Alguns críticos musicais destacam a grande influência que a cultura estadosunidense do Pós-Guerra, de musicos como Stan Kenton, combinada ao impressionismo erudito, de Debussy e Ravel, teve na bossa nova, especialmente do cool jazz e bebop. Além disso, havia um fundamental inconformismo com o formato musical de época. Os cantores Dick Farney e Lúcio Alves, que fizeram sucesso nos anos da década de 1950 com um jeito suave e minimalista (em oposição a cantores de grande potência sonora) também são considerados influências positivas sobre os garotos que fizeram a Bossa Nova.
Um embrião do movimento, já na década de 1950, eram as reuniões casuais, frutos de encontros de um grupo de músicos da classe média carioca em apartamentos da zona sul, como o de Nara Leão, na Avenida Atlântica, em Copacabana. Nestes encontros, cada vez mais freqüentes, a partir de 1957, um grupo se reunia para fazer e ouvir música. Dentre os participantes estavam novos compositores da música brasileira, como Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Sérgio Ricardo, entre outros. O grupo foi aumentando, abraçando também Chico Feitosa, João Gilberto, Luiz Carlos Vinhas, Ronaldo Bôscoli, entre outros.
Primeiro movimento musical brasileiro egresso das faculdades, já que os primeiros concertos foram realizados em âmbito universitário, pouco a pouco aquilo que se tornaria a bossa nova foi ocupando bares do circuito de Copacabana, no chamado Beco das Garrafas.
No final de 1957, numa destas apresentações, no Colégio Israelita-Brasileiro, teria havido a idéia de chamar o novo gênero - então apenas denominado de samba sessions, numa alusão à fusão entre samba e jazz - , através de um recado escrito num quadro-negro, provavelmente escrito por uma secretária do colégio, chamando as pessoas para uma apresentação de samba-sessions por uma turma "bossa-nova". No evento participaram Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Sylvia Telles, Roberto Menescal e Luiz Eça, onde foram anunciados como "(...)grupo bossa nova apresentando sambas modernos"[1].

Índice

[esconder]


[editar] Início oficial


Vinicius de Moraes, principal letrista de canções da bossa nova a partir de "Chega de Saudade", composição feita com Tom Jobim em 1958 e que consagrou o estilo.
Movimento que ficou associado ao crescimento urbano brasileiro - impulsionado pela fase desenvolvimentista da presidência de Juscelino Kubitschek (1955-1960) -, a bossa nova iniciou-se para muitos críticos quando foi lançado, em agosto de 1958, um compacto simples do violonista baiano João Gilberto (considerado o papa do movimento), contendo as canções Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor).
Meses antes, João participara de Canção do Amor Demais, um álbum lançado em maio daquele mesmo ano e exclusivamente dedicado às canções da iniciante dupla Tom/Vinicius, interpretado pela cantora fluminense Elizeth Cardoso. De acordo com o escritor Ruy Castro (em seu livro Chega de saudade, de 1990), este LP não foi um sucesso imediato ao ser lançado, mas o disco pode ser considerado um dos marcos da bossa nova, não só por ter trazido algumas das mais clássicas composições do gênero - entre as quais, Luciana, Estrada Branca, Outra Vez e Chega de Saudade-, como também pela célebre batida do violão de João Gilberto, com seus acordes dissonantes e inspirados no jazz norte-americano - influência esta que daria argumentos aos críticos da bossa nova.
Outras das características do movimento eram suas letras que, contrastando com os sucessos de até então, abordavam temáticas leves e descompromissadas - exemplo disto, Meditação, de Tom Jobim e Newton Mendonça. A forma de cantar também se diferenciava da que se tinha na época. Segundo o maestro Júlio Medaglia, "desenvolver-se-ia a prática do canto-falado ou do cantar baixinho, do texto bem pronunciado, do tom coloquial da narrativa musical, do acompanhamento e canto integrando-se mutuamente, em lugar da valorização da 'grande voz'"[2].
Em 1959, era lançado o primeiro LP de João Gilberto, Chega de saudade, contendo a faixa-título - canção com cerca de 100 regravações feitas por artistas brasileiros e estrangeiros. A partir dali, a bossa nova era uma realidade. Além de João, parte do repertório clássico do movimento deve-se as parcerias de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Consta-se, segundo muitos afirmam, que o espírito bossa-novista já se encontrava na música que Jobim e Moraes fizeram, em 1956, para a peça Orfeu da Conceição, primeira parceria da dupla, que esteve perto de não acontecer, uma vez que Vinícius primeiro entrou em contato com Vadico, o famoso parceiro de Noel Rosa e ex-membro do Bando da Lua, para fazer a trilha sonora. É dessa peça, baseada na tragédia Grega Orfeu, uma das belas composições de Tom e Vinícius, "Se todos fossem iguais a você", já prenunciando os elementos melódicos da Bossa Nova.
Além de Chega de saudade, os dois compuseram Garota de Ipanema, outra representativa canção da bossa nova, que se tornou a canção brasileira mais conhecida em todo o mundo, depois de Aquarela do Brasil (Ary Barroso), com mais de 169 gravações, entre as quais de Sarah Vaughan, Stan Getz, Frank Sinatra (com Tom Jobim), Ella Fitzgerald entre outros. É de Tom Jobim também, junto com Newton Mendonça, as canções Desafinado e Samba de uma Nota Só, dois dos primeiros clássicos do novo gênero musical brasileiro a serem gravados no mercado norte-americano a partir de 1960.

[editar] Reconhecimento

Com o passar dos anos, a bossa nova que no Brasil era inicialmente considerada música de "elite" (cultural), tornou-se cada vez mais popular com o público brasileiro, em geral. Em 1962, foi realizado um histórico concerto no Carnegie Hall de Nova Iorque, consagrando mundialmente o estilo musical. Deste espetáculo, participaram, entre outros, Tom Jobim, João Gilberto, Oscar Castro Neves, Agostinho dos Santos, Luiz Bonfá, Carlos Lyra, Sérgio Mendes, Roberto Menescal, Chico Feitosa, Normando Santos, Milton Banana, Sérgio Ricardo, além de artistas que pouco tinham a ver com a bossa nova, como o pianista argentino Lalo Schifrin.

[editar] Mudanças

Em meados da década de 1960, o movimento apresentaria uma espécie de cisão ideológica, formada por Marcos Valle, Dori Caymmi, Edu Lobo e Francis Hime e estimulada pelo Centro Popular de Cultura da UNE. Inspirada em uma visão popular e nacionalista, este grupo fez uma crítica das influências do jazz norte-americano na bossa nova e propôs sua reaproximação com compositores de morro, como o sambista Zé Ketti. Um dos pilares da bossa, Carlos Lyra, aderiu a esta corrente, assim como Nara Leão, que promoveu parcerias com artistas do samba como Cartola e Nelson Cavaquinho e baião e xote nordestinos como João do Vale. Nesta fase de releituras da bossa nova, foi lançado em 1966 o antológico LP "Os Afro-sambas", de Vinicius de Moraes e Baden Powell.
Entre os artistas que se destacaram nesta segunda geração (1962-1966) da bossa nova estão Paulo Sérgio Valle, Edu Lobo, Ruy Guerra, Pingarilho, Marcos Vasconcelos, Dori Caymmi, Nelson Motta, Francis Hime, Wilson Simonal, entre outros.

[editar] Fim do movimento, da bossa à MPB

Um dos maiores expoentes da bossa nova comporia um dos marcos do fim do movimento. Em 1965, Vinícius de Moraes compôs, com Edu Lobo, Arrastão. A canção seria defendida por Elis Regina no I Festival de Música Popular Brasileira (da extinta TV Excelsior), realizado no Guarujá naquele mesmo ano. Era o fim da bossa nova e o início do que se rotularia MPB, gênero difuso que abarcaria diversas tendências da música brasileira até o início da década de 1980 - época em que surgiu um pop rock nacional renovado.
A MPB nascia com artistas novatos, da segunda geração da bossa nova, como Geraldo Vandré, Edu Lobo e Chico Buarque de Holanda, que apareciam com freqüência em festivais de música popular. Bem-sucedidos como artistas, eles tinham pouco ou quase nada de bossa nova. Vencedoras do II Festival de Música Popular Brasileira, realizado em São Paulo em 1966, Disparada, de Geraldo, e A Banda, de Chico, podem ser consideradas marcos desta ruptura e mutação da bossa em MPB.

[editar] Legado

Hoje em dia, inúmeros concertos dedicados à bossa nova são realizados, entre os quais, entre 2000 e 2001, os intitulados 40 anos de Bossa Nova, com Roberto Menescal e Wanda Sá.
O fim cronológico da bossa não significou a extinção estética do estilo. O movimento foi uma grande referência para gerações posteriores de artistas, do jazz (a partir do sucesso estrondoso da versão instrumental de Desafinado pela dupla Stan Getz e Charlie Byrd) a uma corrente pós punk britânica (de artistas como Style Council, Matt Bianco e Everything but the Girl).
No rock brasileiro, há de se destacar tanto a regravação da composição de Lobão, Me chama, pelo músico bossa-novista João Gilberto, em 1986, além da famosa música do cantor Cazuza composta por ele e outros músicos, Faz parte do meu show, gravada em 1988, com arranjos fortemente inspirados na Bossa Nova.
Seu legado é valioso, deixando várias jóias da música nacional, dentre as quais Chega de Saudade, Garota de Ipanema, Desafinado, O barquinho, Eu Sei Que Vou Te Amar, Se Todos Fossem Iguais A Você, Águas de março, Outra Vez, Coisa mais linda, Corcovado, Insensatez, Maria Ninguém, Samba de uma nota só, O pato, Lobo Bobo, Saudade fez um Samba

[editar] Artistas do movimento


[editar] Grandes nomes


Referências


[editar] Ver também


[editar] Ligações externas

"Águas de Março

Tom Jobim

Composição: Indisponível
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol

É peroba do campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o MatitaPereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira

É o vento ventando, é o fim da ladeira

É a viga, é o vão, festa da cumeeira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira

É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mão, pedra de atiradeira
É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão

É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto o desgosto, é um pouco sozinho
É um estrepe, é um prego, é uma ponta, é um ponto
É um pingo pingando, é uma conta, é um conto

É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando
É a luz da manhã, é o tijolo chegando
É a lenha, é o dia, é o fim da picada
É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada

É o projeto da casa, é o corpo na cama
É o carro enguiçado, é a lama, é a lama
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um resto de mato, na luz da manhã

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração

É uma cobra, é um pau, é João, é José
É um espinho na mão, é um corte no pé

São as águas de março fechando o verão,
É a promessa de vida no teu coração

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um belo horizonte, é uma febre terçã

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
pau, pedra, fim, caminho
resto, toco, pouco, sozinho
caco, vidro, vida, sol, noite, morte, laço, anzol

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração."


Bilhar: Faleceu Wilson Augusto Neves, Grande Referência do Bilhar do F.C. do Porto e de Portugal!




«Faleceu Wilson Augusto Neves


Wilson Augusto Neves, antigo atleta e dirigente de referência do bilhar do F.C. Porto e nacional, faleceu no passado dia 25. Fundador da Associação de Bilhar do Porto e mentor da modalidade no emblema azul e branco, Wilson Neves foi homenageado na recente cerimónia de inauguração do Dragão Caixa. Fundador e primeiro presidente da associação da modalidade na cidade do Porto, Wilson Augusto Neves foi igualmente um pioneiro da prática de bilhar no F.C. Porto, participando activamente nos primeiros passos da Secção portista, a que aderiu em 1957. Com um currículo desportivo de respeito, o antigo atleta azul e branco foi Campeão Nacional três tabelas, ganhou duas Taças de Portugal, foi seis vezes Campeão Regional, para além de ter conquistado uma medalha de bronze na Taça dos Campeões Europeus de 1971/72 e vários títulos colectivos, nacionais e regionais, ao serviço dos Dragões. Depois de ter recebido o Dragão de Ouro no ano 2000, Wilson Augusto Neves foi também homenageado na cerimónia de inauguração do Dragão Caixa, em que não pôde estar presente, juntamente com outras 23 lendas que fizeram e continuam a fazer a história das modalidades do F.C. Porto.» in site F.C. do Porto.

Equipa feminina da EB 2,3 de Vila Caíz venceu a Taça Coca-Cola na Maia; Mulheres de Amarante não dão hipóteses no futebol!

AMARANTE: Equipa feminina da EB 2,3 de Vila Caíz venceu a Taça Coca-Cola na Maia«AMARANTE: Equipa feminina da EB 2,3 de Vila Caíz venceu a Taça Coca-Cola na Maia
(28-04-2009)





DR
© Todos os direitos reservados

A equipa da escola de Vila Caíz vai representar o distrito do Porto na final nacional

Lusa




A equipa feminina da EB 2,3 de Vila Caiz vai representar o distrito do Porto nas finais da Taça Coca-Cola, o maior torneio de futebol juvenil não federado do país.
A competição, que serviu de apuramento distrital, decorreu nos dias 25 e 26 de Abril, no Estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia, e contou com a presença de 1800 jovens, num total de 106 equipas. Esta foi, desde o início da Taça Coca-Cola em 2002, a etapa regional do Porto com a maior participação de sempre, superando as expectativas da organização.
O fim-de-semana de competição culminou com o apuramento dos vencedores do escalão masculino e o torneio feminino, no dia 26 de Abril, altura em que foram galardoados os vencedores da etapa que avançam para a final do torneio, em Junho.
A final feminina opôs as equipas EB 2,3 de Vila Caiz (4) e Leça do Balio (0), enquanto que a final masculina colocou frente-a-frente as formações Nike Pro Team (1) e EB 2,3 do Grijó (0).
Refira-se que no torneio a equipa da escola EB 2,3 de Vila Caíz foi a que mais golos marcou (15) e não sofreu um único golo.
Além da consagração dos campeões da etapa, foram também distinguidos os melhores marcadores e os melhores guarda-redes de ambos os escalões.
Andreia Pereira e Helena Cunha, ambas da equipa vencedora EB 2,3 de Vila Caiz, destacaram-se ao apontar o maior número de golos.
Elizabete Vieira (EB 2,3 de Vila Caiz)foi distinguida com o troféu de melhor guarda-redes.
Já na 7.ª edição, a Taça Coca-Cola é uma iniciativa de referência para a promoção do desporto e da juventude. Dirige-se a todos os jovens entre os 13 e 15 anos e conta com os apoios do Instituto do Desporto de Portugal, do Instituto Português da Juventude e do Instituto da Droga e da Toxicodependência.
Com o lema “Mostra o teu futebol” e apadrinhada por Yannick Djaló, esta edição oferece a todos os jovens a oportunidade de jogarem nos melhores palcos do futebol nacional, partilhando de valores como o companheirismo e a amizade, nunca esquecendo o fair-play.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=1967

28/04/09

Ângelo Ôchoa, Poeta da Palavra, da Imagem e da Amizade!

«Ao Encantador de Palavras



















À janela,
estou dentro
e fora.

Poesia e fotografia de Ângelo Ôchoa



















A vida é feita de nadas,
grandes serras paradas…
Fadigas, cantares, gestos,
entrega; mãos afagando;
cismar fascinada solidão;
manso pastar d’alimárias;
cuidados desmedidos,
lidas esquecidas;
aligeirar o olhar
até ao ar aberto;
colher, flor na haste,
o tempo dado.

Poesia e fotografia de Ângelo Ôchoa»

Material compilado e enviado pela Minha Colega e Amiga, Elsa Cerqueira!

A propósito da Gripe Suína, o Henrique fez um cartoon implacável, "A Revolta dos Porcos"!


Depois das Aves, aí estão os Porcos a atormentar-nos a saúde... mas há animais piores!

«Razão tem-na todo o João Gonçalves:
Como era de esperar, aquilo que interessava da entrevista de Ferreira Leite - a explicação de que estamos a fomentar um país irremediavelmente pobre e que o endividamento externo de que não se fala nas tendas da propaganda torná-lo-á ainda irremediavelmente mais pobre do que já é comprometendo, como uma pandemia nacional, o futuro por gerações e gerações - ficou fora das manchetes. O que o lixo tóxico chamado "notícia" quer que conste é, singularmente, que a senhora se "deixou enredar" por causa do "bloco central", que ocorreu um "tropeção na linguagem" e por aí fora. Os serventuários de Santos Silva seguiram aprumadamente as ordens dadas pelo chefe que forneceu logo o mote. Tudo serve para nos distrair do essencial. Coisas de porcos. A peste já cá está.» in Abrupto.

F.C. Porto conquistou a Copa BES/A Bola, pela quinta vez em seis edições!

«F.C. Porto recebeu troféu Copa BES/A Bola

Pelo terceiro ano consecutivo, e pela quinta vez em seis edições, o F.C. Porto conquistou a Copa BES/A Bola, troféu atribuído ao emblema dos «três grandes» que soma mais pontos no confronto directo com os rivais. A distinção referente à presente época foi entregue a Bruno Alves antes do jogo deste domingo, em pleno relvado do Estádio do Dragão. Bruno Alves, capitão dos Dragões no encontro frente ao V. Setúbal, recebeu das mãos do representante do Banco Espírito Santo o troféu relativo à Copa BES/A Bola. Sem derrotas frente aos outros «grandes» na presente temporada da Liga, o F.C. Porto conquistou a distinção pelo terceiro ano consecutivo, e pela quinta vez em seis edições da iniciativa.Para além da taça, a Copa BES/A Bola traduz-se na atribuição de um cheque 25 mil euros à Associação Sol.» in site F.C. do Porto.

27/04/09

Amarante - Primavera 2009 em Flor, em Fregim, Lugar do Rio!


É uma primavera um pouco sombria e nublada, mas nos interstícios, há muita flor, muito verde!

Escola Secundária/3 de Amarante: Grupo de Alunos do 12 CT1 promove um debate fantástico sobre Deus e Ciência!



«Um grupo de alunas do 12º Ano, turma CT1, dinamizou, no âmbito da disciplina de Área de Projeto, um debate subordinado ao tema: “Da mentalidade mítica à mentalidade tecnocientífica.

Os intervenientes convidados foram o Prof. Dr. Daniel Serrão e o Padre José Manuel, Pároco de S.º Gonçalo de Amarante. O Francisco, o Gustavo e a Mónica representaram os alunos do 12º ano.

Quando o moderador, Dr. Adriano Basto, os questionou sobre se “a ciência seria Deusa ou Demónio” a resposta foi unânime: depende da sua aplicação, dos valores que regem essa implementação na prática.

O debate animou-se em torno da polémica e sensível questão do aborto e, curiosamente, os oradores convidados salientaram a “Vida como valor fundamental”.

Certo, certo é que o homem é o seu próprio Deus ou Demónio.», Professora Elsa Cerqueira de Filosofia!
---------------------------------------------------------------------------
De facto, o que é mais importante nas Escolas são os alunos têm a enorme capacidade de nos interpelarem diariamente. Um grupo notável de Alunos do 12 CT1, das quais só conhecia o Francisco, promoveram um debate brilhante com a colaboração de três grandes oradores: Professor Doutor Daniel Serrão, Padre José Manuel da Paróquia de S.º Gonçalo e o meu Colega e Amigo, Professor Adriano Bastos. Os três alunos do painel preparam muito bem o debate, com a assistência muito interessada e interveniente. Parabéns também para as participações pertinentes da Professora Elsa Cerqueira, para quem estes temas são material de trabalho, para a Professora Lurdes e para a proficiência da Professora Rosa Abreu que tem realizado um ótimo trabalho a conduzir estes Alunos na disciplina de Área de Projeto! Obrigado Elsa, por partilhares este material com a comunidade; hoje na ESA fez-se EDUCAÇÃO!


Pin It button on image hover