20/01/22

Ciência - Existe um organismo unicelular que é capaz de produzir oxigénio nas profundezas do oceano, segundo um estudo da Universidade da Dinamarca do Sul.


«Cientistas descobrem que microrganismo produz oxigénio no fundo do oceano

Existe um organismo unicelular que é capaz de produzir oxigénio nas profundezas do oceano, segundo um estudo da Universidade da Dinamarca do Sul. Esta é a primeira vez que os cientistas descobrem uma forma de vida a produzir oxigénio e nitrogénio num ambiente marinho anóxico (sem oxigénio).

A equipa descobriu que os microrganismos Archaea, abundantes no mar, conseguem viver em ecossistemas sem oxigénio. Para tentar compreender como esta capacidade se desenvolvia, decidiram estudar a espécie Nitrosopumilus maritimus, que integra o grupo desses seres vivos. A ideia era analisar como esta reagia à mudança de níveis de oxigénio.

“O Beate descobriu que o organismo reduzia o oxigénio a quase zero e depois o oxigénio aumentava novamente, era muito, muito estranho”, explica Donald Canfield, um dos investigadores, referindo-se ao colega Beate Kraft.

Após três anos de estudo, conseguiram perceber que estes microrganismos produzem realmente o seu próprio oxigénio. Como referem, a descoberta  pode mudar por completo a perceção que existe sobre a fertilidade dos oceanos em climas mais quentes, que irão surgir graças ao aquecimento global. Agora, os autores estão a investigar se outras espécies Archaea têm a mesma função, e que impacto isso terá nos ecossistemas marinhos.» in https://greensavers.sapo.pt/cientistas-descobrem-que-microrganismo-produz-oxigenio-no-fundo-do-oceano/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover