03/01/22

Ciência - Um reator de fusão nuclear na China estabeleceu um novo recorde de altas temperaturas, sendo cinco vezes mais quente do que o Sol ao libertar calor durante mais de 17 minutos, segundo a Agência de Notícias ‘Xinhua’.


«China desenvolve ‘sol artificial’ que é cinco vezes mais quente do que o natural

Um reator de fusão nuclear na China estabeleceu um novo recorde de altas temperaturas, sendo cinco vezes mais quente do que o Sol ao libertar calor durante mais de 17 minutos, segundo a Agência de Notícias ‘Xinhua’.

O Supercondutor Experimental Avançado Tokamak  (EAST), conhecido como ‘sol artificial’, atingiu temperaturas de 70 milhões de graus Celsius, nas primeiras experiências.

O objetivo final do desenvolvimento do dispositivo solar artificial é fornecer energia renovável quase ilimitada, imitando as reações naturais que ocorrem nas estrelas.

“A operação recente estabelece uma base científica e experimental sólida para o funcionamento de um reator de fusão”, disse à agência, Gong Xianzu, investigador do Instituto de Física do Plasma da Academia Chinesa de Ciências, que liderou a última experiência.

O projeto EAST, que já custou à China mais de 830 mil milhões de euros, terá as suas experiências concluídas até junho.

A fusão nuclear foi apontada como a solução para a energia renovável no entanto, ainda está muito longe de ser realizada fora de um laboratório, apesar de décadas de pesquisa na tecnologia.

Ao replicar a física do sol real, os reatores de fusão nuclear fundem núcleos atómicos para gerar grandes quantidades de energia que podem ser transformadas em eletricidade.

O processo não requer combustíveis fósseis e não deixa resíduos perigosos, ao contrário do processo de fissão nuclear que alimenta a produção comercial de energia nuclear. Os físicos também afirmam que há muito menos risco de um desastre ambiental.

A equipa de reatores da China também vai oferecer suporte técnico para outro megaprojeto de reator de fusão nuclear atualmente em construção em Marselha, França: o ‘International Thermonuclear Experimental Reactor’ (ITER) será o maior reator do mundo depois de concluído.» in https://multinews.sapo.pt/noticias/china-desenvolve-sol-artificial-que-e-cinco-vezes-mais-quente-do-que-o-natural/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover