30/01/22

Ambiente e Ecologia - O Pólo Sul aqueceu três vezes mais rápido que o resto do planeta nos últimos 30 anos devido às temperaturas mais quentes do oceano tropical, segundo um estudo.


«Pólo Sul está a aquecer três vezes mais depressa que o resto do planeta

O Pólo Sul aqueceu três vezes mais rápido que o resto do planeta nos últimos 30 anos devido às temperaturas mais quentes do oceano tropical, segundo um estudo.

A temperatura da Antártida varia muito de acordo com a estação e a região e, durante anos, pensava-se que o Pólo Sul permanecia frio mesmo quando o continente aquecia.

Investigadores da Nova Zelândia, Grã-Bretanha e Estados Unidos analisaram 60 anos de dados de estações meteorológicas para mostrar o que estava a causar o aquecimento acelerado.

Os cientistas descobriram que as temperaturas mais quentes do oceano no Pacífico ocidental tinham diminuído ao longo das décadas a pressão atmosférica sobre o mar de Weddell, no sul do Atlântico.

Por sua vez, isto aumentou o fluxo de ar quente diretamente sobre o Pólo Sul – aquecendo-o em mais de 1,83 ° C desde 1989.

Os autores da pesquisa disseram que a tendência de aquecimento natural provavelmente foi impulsionada pelas emissões de gases de efeito estufa provocadas pelo homem e poderia estar a ocultar o efeito de aquecimento da poluição de carbono sobre o Pólo Sul.

Os dados mostraram que o Pólo Sul – o ponto mais remoto da Terra – agora está a aquecer a uma taxa de cerca de 0,6 ° C por década, comparado com cerca de 0,2 ° C no resto do planeta.» in https://greensavers.sapo.pt/polo-sul-esta-a-aquecer-tres-vezes-mais-depressa-que-o-resto-do-planeta/

(Aquecimento global deixa Península Antártica cada vez mais verde)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover