04/01/22

História - Arqueólogos da Unidade de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) descobriram centenas de moedas de prata e bronze, anéis de prata e ouro, pedras raras, figuras e sinos durante as escavações de dois naufrágios antigos ao largo da costa de Cesareia, em Israel.



«Arqueólogos descobriram anel da Era romana com imagem de Jesus como “Bom Pastor”

Arqueólogos da Unidade de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) descobriram centenas de moedas de prata e bronze, anéis de prata e ouro, pedras raras, figuras e sinos durante as escavações de dois naufrágios antigos ao largo da costa de Cesareia, em Israel.

Segundo o Sci-News, um dos navios naufragou há mais de 1.700 anos, no período Romano, e o segundo há 600 anos, durante o período Mamluk, ambos ao largo da costa de Cesareia, em Israel.

As cargas das embarcações e os restos dos seus cascos naufragados foram encontrados dispersos a uma profundidade de cerca de quatro metros.

“Os navios foram provavelmente ancorados nas proximidades e naufragados por uma tempestade”, disseram os arqueólogos.

Entre os tesouros, foram encontradas centenas de moedas romanas de prata e bronze datadas de meados do século III d.C. e um grande arsenal de moedas de prata do período Mamluk.

Foram também descobertas estatuetas da época romana, com o formato de uma águia e de um ator de teatro com uma máscara cómica, além de sinos de bronze, cerâmicas, pregos, tubos de chumbo e uma âncora de ferro.

Mas a descoberta “rara e requintada” que surpreendeu os arqueólogos foi um anel de ouro, da Era romana, com uma imagem usada pelos primeiros cristãos para simbolizar Jesus.

“Outra descoberta rara e requintada é um anel de ouro espesso e octogonal com uma pedra preciosa verde com a figura de um jovem pastor vestido com uma túnica e com um carneiro ou uma ovelha sobre os ombros esculpida”, escreveram os investigadores.

“A imagem do ‘Bom Pastor’ é uma das primeiras e mais antigas imagens usadas no Cristianismo para simbolizar Jesus”, lê-se ainda no comunicado. “Representa Jesus como pastor compassivo, estendendo a sua benevolência ao seu rebanho de crentes e a toda a Humanidade.”

A equipa responsável pela descoberta acredita que o anel pertencia a um “cristão primitivo”.» in https://zap.aeiou.pt/anel-jesus-bom-pastor-453086


#história    #arqueologia    #israel    #moedasdeprata    #eraromana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover