30/01/22

Zoologia - Os biólogos descobriram na altura que este animal tem a capacidade de produzir um choque elétrico de 860 volts, um limite superior ao anteriormente pensado de 650 volts.


«Sabia que a Enguia-elétrica caça em grupo (e tem a descarga elétrica mais poderosa do reino animal)

A enguia-elétrica da espécie Electrophorus voltai foi identificada pela primeira vez em 2019, no rio Amazonas, na Floresta da Amazónia. Os biólogos descobriram na altura que este animal tem a capacidade de produzir um choque elétrico de 860 volts, um limite superior ao anteriormente pensado de 650 volts.

Uma investigação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazónia acerca da espécie revelou que, tal como os mamíferos, estes animais também caçam em grupo. A descoberta mudou a perceção que os cientistas tinham da E.voltai, dado que a consideravam um predador noturno solitário. Além disso, em termos de predação, os peixes são conhecidos por agir individualmente.

A equipa observou a atividade das enguias elétricas no Rio Iriri. Os resultados demonstram que  caçavam duas vezes por dia, ao amanhecer e ao anoitecer, em grupos com mais de 100 enguias. Avançavam em conjunto prendendo pequenos peixes, na parte mais rasa do lago – local onde estes descansam – e depois algumas atacavam em subgrupos.

“Esta predação social poderia ter surgido com base numa regra simples a nível individual: continue a caçar com os mesmos indivíduos enquanto tiver sucesso, e assim forma-se um grupo estável”, explica o autor Carlos David de Santana, na Science. Os cientistas procuram agora estudar melhor as enguias elétricas, de maneira a perceber se esta predação se restringe ou não apenas à espécie E.voltai.

Durante a mesma investigação foram analisadas 107 amostras de ADN de várias enguias e encontradas três espécies: a já conhecida Electrophorus electricus, e as novas Electrophorus voltai e Electrophorus varii. Outro resultado foi que a E.voltai é capaz de produzir um choque de 860 volts – ultrapassando os 650 volts previamente registados – “tornando-o o gerador de bioeletricidade mais forte conhecido”, confirma Santana. Ao The New York Times, Santana afirmou que a voltagem não é suficiente para matar um ser humano saudável.

“Não é suficiente para matar uma pessoa. A tomada produz uma corrente constante. O ‘E. voltai’ dá uma descarga alternada. Quando ele descarrega da primeira vez, o choque dura de 1 ou 2 segundos, e ele precisa de um tempo para recarregar”.» in https://greensavers.sapo.pt/mapa-do-fundo-do-oceano-deve-estar-pronto-em-2030/

(ISSO É O QUE VAI ACONTECER SE VOCÊ TOCAR EM UMA ENGUIA ELÉTRICA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover