11/01/22

Mundo - O Presidente do Turquemenistão pediu este sábado que o Governo encontrasse uma solução para extinguir o incêndio que alimenta os “Portões do Inferno”.


«“Portões do Inferno” podem fechar após 50 anos em chamas

O Presidente do Turquemenistão pediu este sábado que o Governo encontrasse uma solução para extinguir o incêndio que alimenta os “Portões do Inferno”.

Conhecida como “Portões do Inferno”, uma cratera de fogo no deserto de Karakum, que está em chamas há mais de 50 anos, pode estar prestes a fechar.

Em 1971, quando o Turquemenistão ainda fazia parte da União Soviética, engenheiros foram ao deserto em busca de campos de petróleo. Em vez disso, o seu equipamento pesado estava situado em cima de um grande bolsão de gás natural que não conseguiu suportar o peso e entrou em colapso.

O acampamento inteiro desmoronou numa cavidade em forma de tigela gigante chamada cratera Darvaza. Com 70 metros de largura e 20 de profundidade, a cratera começou a libertar gás natural rapidamente.

Foi aí que os cientistas entraram em ação e decidiram queimar o gás, uma vez que o gás natural não pode ser capturado. Os investigadores esperavam que o processo demorasse algumas semanas, mas estavam errados – as chamas estão a queimar desde então.

Agora, o Presidente do país Gurbanguly Berdymukhamedov ordenou o Governo a “encontrar uma solução para extinguir o incêndio” que “afeta negativamente o meio ambiente e a saúde das pessoas que vivem nas proximidades”.

“Estamos a perder recursos naturais valiosos, pelos quais poderíamos obter lucros significativos e usá-los para melhorar o bem-estar do nosso povo”, disse o Presidente, este sábado, aos jornalistas.» in https://zap.aeiou.pt/portoes-do-inferno-podem-fechar-456301

(Turkmen president orders the closure of Karakum desert crater | Turkmenistan|World News|English News)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover