12/01/22

Realidade Virtual - Na Turquia, um agricultor está a testar um novo método para tentar que as suas vacas produzam mais leite.


«O metaverso já chegou às quintas. Vacas usam óculos VR para produzir mais leite

Um agricultor está a equipar vacas com óculos VR para simular um pasto verdejante, para que elas sejam mais felizes e produzam mais leite.

Na Turquia, um agricultor está a testar um novo método para tentar que as suas vacas produzam mais leite. Os animais são equipados com óculos de Realidade Virtual, que simulam um ambiente num campo solarengo e verdejante. O responsável por esta ideia é Izzet Kocak.

Como o gado fica preso no interior durante os invernos frios, a ideia era usar a Realidade Virtual para enganar as vacas e fazê-las pensar que estavam realmente na natureza. O objetivo é que sejam mais felizes e, consequentemente, produzam mais leite.

Kocak garante que os óculos são seguros para as vacas, tendo sido alegadamente desenvolvidos em colaboração com uma equipa de veterinários, em Moscovo.

O agricultor turco usou os óculos VR em duas vacas até ao momento, escreve o portal Kotaku, com os resultados a revelarem-se bastante encorajadores. A sua produção de leite passou de 22 litros para 27 litros por dia.

“Elas estão a observar um pasto verde e isso dá-lhes um impulso emocional”, explicou Kocak. “Elas estão menos stressadas”.

Kocak está tão confiante nos resultados que planeia comprar e instalar o equipamento em mais dez vacas.

Relatos desta inovadora experiência replicaram-se pelas redes sociais, com muitos a compararem-na ao filme “Matrix”.

Neste popular filme de ficção científica a humanidade vive numa realidade simulada enquanto as máquinas usam os seus corpos como fontes de energia. Neste caso, os animais estão presos num mundo virtual, enganados para viver uma “vida melhor” enquanto produzem recursos para aqueles que os mantêm cativos no metaverso.» in https://zap.aeiou.pt/vacas-oculos-vr-produzir-mais-leite-456573

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover