07/10/20

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 81 - S.L. Benfica 74 - Ao início da tarde desta quarta-feira, os Dragões entraram no Pavilhão Multiusos de Odivelas para defrontar o Benfica no encontro de abertura da final four da Taça de Portugal.


«FC PORTO NA FINAL DA TAÇA DE BASQUETEBOL 
7 DE OUTUBRO DE 2020 16:59

Dragões bateram o Benfica (81-74) e reservaram lugar no derradeiro jogo da Taça de Portugal.

A temporada 2020/21 começou da melhor maneira para o basquetebol do FC Porto. Ao início da tarde desta quarta-feira, os Dragões entraram no Pavilhão Multiusos de Odivelas para defrontar o Benfica no encontro de abertura da final four da Taça de Portugal. Na primeira partida da época, os comandados de Moncho López venceram o rival por 81-74 e reservaram lugar no jogo decisivo da prova. De regresso após lesão que o afastou dos cestos desde dezembro do ano transato, Max Landis voltou em grande forma e foi o melhor marcador do clássico, com 28 pontos. Eric Anderson (17 pontos e 5 ressaltos) foi o reforço em maior evidência. Com oito ressaltos, o recém-chegado Jonathan Fairell também contribuiu decisivamente para a vitória dos da Invicta.

O FC Porto começou a época a bom nível. No primeiro quarto, os Dragões apresentaram-se empenhados em defender e apenas permitiram 12 pontos a um adversário que, ao quinto minuto de jogo, já havia esgotado as faltas. Habitualmente virada para o jogo exterior, a equipa do Benfica não conseguiu concretizar nenhum lançamento triplo no período inicial, muito por culpa da forte defesa no perímetro portista. Com 16 e 14 pontos, respetivamente, Max Landis e Eric Anderson eram os destaques azuis e brancos ao intervalo. O atirador era ainda o melhor assistente e o poste o melhor Dragão no capítulo dos ressaltos. Ambos deram, ainda, contributos decisivos para a enorme eficácia do conjunto de Moncho López nos lançamentos curtos. À ida para as cabines, a percentagem de acerto do FC Porto nos dois pontos situava-se nuns estonteantes 82%.

O intervalo fez bem aos encarnados. Apesar de os azuis e brancos terem mantido o controlo do jogo - muito graças à mão quente de Landis e à eficiência atacante das combinações iniciadas por Brad Tinsley e concluídas por Eric Anderson – o Benfica venceu o terceiro período (10-14) e voltou a conseguir repetir o feito no derradeiro quarto. Inevitavelmente, a incrível percentagem do FC Porto nos lançamentos de dois pontos baixou e os lisboetas, que apenas lideravam a estatística dos lances livres, melhoraram o seu jogo ofensivo. À entrada para os últimos cinco minutos do encontro, a vantagem portista ainda baixou da casa das dezenas, porém o triunfo não escaparia ao FC Porto.

“Foi um jogo com duas partes diferentes. A primeira com uma excelente exibição ofensiva da nossa equipa. Na segunda, o Benfica colocou-nos problemas que, tendo em conta a altura da época e as circunstâncias em que estamos a trabalhar, às vezes são preocupantes. Antecipámos estas coisas, mas eles apareceram com uma defesa especial. Por vezes à zona, outras vezes mista, mas a nossa equipa reagiu muito bem, mesmo não tendo tempo de treino e de preparação, apenas com dois turnovers contra esse tipo de defesa. A diferença no marcador chegou a ser de dezassete pontos permitiu-nos gerir bem a vantagem. Se não tivéssemos dado dois triplos no último período, que tiveram a ver com a fadiga e perdas de concentração… As sensações são melhores. Não de facilidade nem de que o jogo esteja assegurado, mas a vantagem que fomos conseguindo na primeira parte nos reforçou muito e, na segunda, não jogamos a pensar nisso. Fiquei muito satisfeito, acho que todos os jogadores estiveram bem, todos os que participaram. Alguns tiveram maus momentos, mas conseguiram voltar ao jogo e dar um contributo muito positivo. Foi um jogo completíssimo do Eric Anderson e, obviamente, há que salientar a capacidade de concretização do Max Landis. É daquelas vitórias em que digo que todos os atletas estiveram muito bem, por isso estou muito orgulhoso. Estou muito contente com a equipa, com o espírito, com o trabalho entre eles. A capacidade de integração criada pelo núcleo duro nacional ajuda muito. Para os reforços, integrar-se tecnicamente na nossa equipa por vezes não é fácil, mas na dinâmica de grupo é muito fácil. Vamos ter um reforço extraordinário, o Tanner McGrew quando voltar de lesão. É um dos nossos jogadores mais influentes e estou com muita vontade de voltar a contar com ele", declarou Moncho López após o término da contenda.

Os Dragões defrontam agora o Sporting que, na segunda meia-final do dia, venceu o Vitória de Guimarães por 85-71. A partida decisiva da Taça de Portugal 2020 tem apito inicial agendado para as 19 horas desta quinta-feira (RTP 2).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 81-74

Taça de Portugal, meia-final

7 de outubro de 2020

Pavilhão Multiusos de Odivelas

Árbitros: Sérgio Silva, Paulo Marques e José Golveia

FC PORTO: Brad Tinsley (5), Max Landis (28), Jonathan Fairell (6), Larry Gordon (9) e Eric Anderson (17)

Suplentes: João Torrié (3), Vlad Voytso, Pedro Pinto (8), Francisco Amarante, Miguel Queiroz (5), João Soares e Ricardo Neves

Treinador: Moncho López

Benfica: Eric Coleman (12), Scott Lindsey (15), Caleb Walker (7), Rafael Lisboa (10) e Arnette Hallman (10)

Suplentes: José Silva, Fábio Lima, João Gomes (8), Demond Carter (6), Bruno Araújo e Cameron Jackson (6)

Treinador: Carlos Lisboa

Ao intervalo: 49-35

Parciais: 19-12; 30-23; 20-23; 12-16» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20201007-pt-fc-porto-na-final-da-taca-de-basquetebol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover