21/10/14

Ambiente e Ecologia - Depois de 244 mergulhos entre os três e os 43 metros de profundidade, oito equipas de mergulhadores que integravam biólogos descobriram mais de 60 espécies marinhas ao largo da Serra da Arrábida, cuja presença na região era até agora desconhecida.



«Veja as espécies que os cientistas descobriram nos mares da Arrábida

São mais de 60 espécies marinhas e foram identificadas por oito equipas de mergulhadores numa expedição da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental.

Depois de 244 mergulhos entre os três e os 43 metros de profundidade, oito equipas de mergulhadores que integravam biólogos descobriram mais de 60 espécies marinhas ao largo da Serra da Arrábida, cuja presença na região era até agora desconhecida.

As descobertas foram feitas recentemente, no âmbito da quinta campanha oceanográfica dedicada ao levantamento da biodiversidade marinha, realizada pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC). 

A expedição científica foi feita entre o Outão e o Cabo Espichel, recolheu amostras e registos fotográficos e em vídeo das espécies observadas, mobilizou quatro navios e envolveu mais de 200 pessoas - cientistas, estudantes de doutoramento, mestrado e licenciatura, técnicos, instrutores de mergulho, alunos do ensino secundário e tripulações dos navios.

Participaram na campanha universidades, laboratórios associados e centros de investigação nacionais e internacionais.  As imagens de vídeo foram recolhidas por um mini-ROV (pequeno submarino operado à distância) e permitiram investigar os fundos marinhos até aos 100 metros de profundidade.  

Entre as espécies identificadas figuram 30 briozoários (pequenos animais que formam colónias, com esqueleto microscópico em forma de caixa, cada um albergando um animal individual), um hidrozoário (organismo invertebrado com tentáculos, que forma colónias onde cada elemento tem uma função específica), quatro esponjas, três moluscos, 14 algas e um peixe, o caboz (Gobius buchichi).

Na baía de Sesimbra foi também descoberto um campo de anémonas a 50 metros de profundidade e um jardim de esponjas e corais a 60 metros de profundidade.» in http://expresso.sapo.pt/veja-as-especies-que-os-cientistas-descobriram-nos-mares-da-arrabida=f894625#ixzz3GnsipaDa



(Mergulho Arrábida - summer 2013)


(Mergulho no Portinho Arrábida - Bico dos Agulhões)



(Um mergulho na Arrábida)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover