18/10/14

Desporto Futebol - A rivalidade entre FC Porto e Sporting foi imortalizada no filme de Arthur Duarte “O Leão da Estrela” com uma final da Taça de Portugal que apenas se disputou nas salas de cinema.

Leão da Estrela (1947)

«O golo "fictício" de Travassos na "célebre" final de 1947

A rivalidade entre FC Porto e Sporting foi imortalizada no filme de Arthur Duarte “O Leão da Estrela” com uma final da Taça de Portugal que apenas se disputou nas salas de cinema.

“Se em Lisboa é canja, no Porto é dobrada”, assim dizia Anastácio, interpretado por António Silva, no filme “O Leão da Estrela” em jeito de antevisão de um FC Porto – Sporting. Mudam-se os tempos, mas não se mudam as vontades. Pelo menos assim é no futebol, onde a rivalidade clubística e emocional transcende qualquer racionalidade lógica.

Longe de ser um hóspede incómodo nas deslocações ao Porto no passado recente, o Sporting procura hoje “casar” uma vitória na casa do FC Porto com a Taça de Portugal, tal como “sucedeu”, em 1947, na célebre final “disputada” no Estádio do Lima que os leões “venceram” por 2-1.

Na realidade, em 1947 a Taça de Portugal disputou-se apenas nas salas de cinema, onde, na tela prateada, os “Cinco Violinos” conquistariam a terceira Taça de Portugal consecutiva dos leões (algo inédito na altura!) com uma vitória sobre o FC Porto por 2-1. E como há uma tendência para a ficção imitar a realidade, e vice-versa, no ano seguinte o Sporting acabaria mesmo por vencer a sua quarta Taça de Portugal (terceira consecutiva) agora a sério e frente ao Belenenses por 3-1.

Mas no filme, Peyroteo, Araújo e Travassos são os “autores” dos golos e o elogio para melhor em campo acaba para ir para Barrigana, o mítico guarda-redes do FC Porto, que nesse jogo ficcional fez quase tudo para silenciar a sinfonia dos “Cinco Violinos”, de forma a levar o "seu" FC Porto à primeira conquista na prova, algo que só viria a concretizar-se em 1956, naquela que seria também a primeira “dobradinha” do emblema portuense.

Outro pormenor interessante desse jogo “ficcional” vai para o facto de Travassos nunca ter marcado um golo ao FC Porto no Estádio do Lima, apesar de na época o Sporting ter vencido dois “clássicos” no reduto do rival, um a 27 de janeiro de 1946, por 2-3, e outro a 20 de abril de 1947, por 2-4.

No filme, Anastácio acaba por celebrar efusivamente o triunfo do Sporting no meio de adeptos do FC Porto para irritação do seu futuro anfitrião, e compadre, com quem até inicia uma relação tensa nas bancadas do Estádio do Lima, devido às paixões do futebol, mas que depois acaba em ligação familiar...» in http://desporto.sapo.pt/futebol/taca_de_portugal/artigo/2014/10/18/fc-porto-sporting-uma-rivalidade-at-na-s-tima-arte

Filme Português - O Leão Da Estrela [1947]

(O Leão da Estrela)

(Trailer Leão da Estrela)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover