17/10/14

AMARANTE – O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, fez, na qualidade de anfitrião, a intervenção de abertura do Conselho Regional do Norte (CRN), órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que se realizou a 13 de outubro, no Centro Cultural de Amarante.

thumbnail_3rika

«CONSELHO REGIONAL DO NORTE REUNIU EM AMARANTE

AMARANTE – O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, fez, na qualidade de anfitrião, a intervenção de abertura do Conselho Regional do Norte (CRN), órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que se realizou a 13 de outubro, no Centro Cultural de Amarante.

A reunião, dirigida por, Paulo Cunha, Presidente do Conselho Regional do Norte, contou, ainda, com a presença do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, dos Presidentes de Câmaras da região e de membros de organizações sociais, económicas, ambientais e científicas representativas do tecido institucional da região.

José Luís Gaspar começou a sua intervenção agradecendo a honra de receber em Amarante esta importante reunião: “sejam bem-vindos a Amarante. Temos muito gosto em receber-vos na nossa terra para este Conselho Regional do Norte, que representa as autoridades, instituições e interesses regionais. O nosso território, acolhedor e amigo, é também, hoje e sempre, a vossa casa”.

Abordando este que é o momento de transição do quadro comunitário de apoio, José Luís Gaspar, deixou uma palavra relativa ao quadro que agora encerra dizendo que: “em Amarante estamos a fazer uma aposta forte na criação de uma nova dinâmica, capaz de afirmar o território pelas suas enormes valências. Neste âmbito, que é o trabalho que temos em curso, não poderíamos deixar de aproveitar a oportunidade para sinalizar alguns projetos que gostaríamos de apresentar a concurso, nos termos dos avisos abertos em regime de overbooking e que incluem equipamentos desportivos, reabilitação do espaço público no âmbito da Área de Reabilitação Urbana – que estamos a criar. Isto, para além dos programas de valorização dos nosso recursos endógenos, que estão a ser trabalhados pela Cooperativa Dolmen, para Amarante e para a região”.

Para além disso, o Presidente da Câmara Municipal de Amarante reforçou a ideia de que estamos num momento em que surgem desafios muito importantes para a região Norte, reconhecendo que “para os enfrentarmos, estou cada vez mais firme na convicção de que temos de trabalhar em conjunto, de forma concertada, articulando ações e políticas, estreitando laços e promovendo a cooperação”.

E continuou: “temos consciência do longo caminho a percorrer. Certamente nem tudo está bem – há mesmo alguns domínios em que as nossas fragilidades são indisfarçáveis. É, aqui, nestas áreas, que o Norte tem de saber dar o seu melhor, agarrando as oportunidades à medida que elas surgem. Temos de trabalhar todos, de forma concertada, para ultrapassar essas dificuldades. Acredito que só alinhados estrategicamente conseguiremos garantir um futuro melhor”.

Num discurso onde se referiu a Amarante e ao seu enquadramento na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), mas também ao Norte no seu todo, o edil defendeu que é a partir deste fórum “que poderemos construir um Norte mais forte, mais dinâmico, mais inovador e verdadeiramente diferenciador. Pela nossa parte, estamos não só disponíveis como empenhados em contribuir positivamente para a construção de uma estratégia comum”.

O objetivo da reunião prendeu-se com o acompanhamento do encerramento do “ON.2 – O Novo Norte” e a preparação da região para o novo quadro, ali designado Norte 2020.» in http://local.pt/portugal/norte/conselho-regional-do-norte-reuniu-em-amarante/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover