08/05/13

AMARANTE – Na sequência de parecer favorável do Tribunal de Contas, o presidente da Câmara Municipal de Amarante e os herdeiros de Pascoaes, assinaram, a 29 de abril, a escritura pública de aquisição, pelo Município, do espólio do poeta legado à Casa de Pascoaes, sendo o valor da aquisição é de 400 mil euros.

Armindo Abreu com Maria Amélia de Vasconcelos

«Câmara de Amarante compra espólio de Teixeira de Pascoaes

AMARANTE – Na sequência de parecer favorável do Tribunal de Contas, o presidente da Câmara Municipal de Amarante e os herdeiros de Pascoaes, assinaram, a 29 de abril, a escritura pública de aquisição, pelo Município, do espólio do poeta legado à Casa de Pascoaes. O valor da aquisição é de 400 mil euros.

Para Armindo Abreu, aquele espólio “ tem um valor inestimável para Amarante, pelo que o Município tinha de fazer todos os esforços para aqui o manter. Foi conseguido, refere com satisfação o presidente da Edilidade.

E conclui: “mantemos em Amarante um espólio que deve proporcionar um Centro de Estudos avançados sobre Teixeira de Pascoaes, enquanto imagem de uma cidade que valoriza a cultura como uma das marcas indeléveis da sua identidade”.

O espólio de Teixeira de Pascoaes, escritor amarantino falecido em 1952, é muito diversificado, sendo constituído por obras editadas pelo escritor, em alguns casos com anotações do próprio; alguns manuscritos, bem como a sua biblioteca, em que avultam nomes da literatura portuguesa, europeia e universal das mais variadas áreas do saber, da literatura e da poesia, muitas delas primeiras edições, com dedicatória dos seus autores.

Para além desta área, há outras secções relevantes que integram o espólio. É o caso do epistolário, de valor incalculável, em boa parte já inventariado e catalogado pela Biblioteca Nacional; das revistas literárias, portuguesas e estrangeiras, com destaque para a “Águia”, e a secção de objetos de uso pessoal e do mobiliário, este com a curiosidade de ter sido, na sua quase totalidade, desenhado pelo próprio Teixeira de Pascoaes.» in http://local.pt/camara-de-amarante-compra-espolio-de-teixeira-de-pascoaes/



 (Amarante Casa de Pascoaes)


(Era uma vez... Teixeira de Pascoaes)


 (JOSÉ MARIA ALVES - TEIXEIRA DE PASCOAES - ELEGIA DO AMOR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover