27/05/13

Política Energética - Presidente da EDP contestou hoje os números do Eurostat que mostram que Portugal registou a quarta maior subida nos preços da electricidade para domésticos.

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/p480x480/625615_424587720965699_904708413_n.jpg 

«Governo formaliza subsídio de desemprego para funcionários públicos

Presidente da EDP contestou hoje os números do Eurostat que mostram que Portugal registou a quarta maior subida nos preços da electricidade para domésticos.

António Mexia contestou hoje que os preços da electricidade em Portugal sejam mais elevados do que nos restantes países da União Europeia. O presidente da EDP diz que as estatísticas do Eurostat, que hoje colocou Portugal entre os países com maiores aumentos no último ano, mostram que os preços da electricidade em Portugal estão "abaixo da média" da União Europeia (UE).

António Mexia procurava desfazer vários "mitos" relacionados com a ideia de que a energia faz hoje parte do problema de crescimento económico em Portugal. "Se não tivermos em consideração os impostos", a electricidade é em Portugal mais barata do que na média dos países membros da União Europeia, afirmou o presidente executivo da EDP, num almoço promovido pelo American Club of Lisbon.

O custo da energia "está relacionado com os outros combustíveis, não com a electricidade", sublinhou. Os custos da electricidade representam 2% dos custos totais na indústria transformadora, acrescentou, para em seguida perguntar: "Como é que o que representa 2% dos custos é problema?".

Já em relação aos preços da electricidade para os consumidores domésticos, Mexia afirmou que este está "na média da UE, apesar do IVA ser mais alto do que a média da UE", representando 2,9% dos orçamentos médios das famílias portuguesas.

O líder da EDP explica que o preço da electricidade em Portugal, se descontado o efeito dos impostos e do preço dos combustíveis fósseis, recuou 11% entre 1997 e 2012.

Portugal registou a quarta maior subida na União Europeia (UE) em matéria de preços de eletricidade domésticos, entre a segunda metade de 2011 e igual período de 2012, revelou hoje o Eurostat.

De acordo com o gabinete de estatísticas comunitário, apenas Chipre (21%), Grécia (15%) e Itália (11%) registaram avanços nos preços maiores do que Portugal, onde o custo doméstico de eletricidade subiu 9,7% no período indicado, o mesmo crescimento verificado na Irlanda.

O preço da eletricidade nos 27 Estados-membros da UE subiu, em média 6,6% entre a segunda metade de 2011 e igual período de 2012, depois de ter aumentado 6,3% entre o segundo semestre de 2010 com e o mesmo período de 2011.» in http://economico.sapo.pt/noticias/governo-formaliza-subsidio-de-desemprego-para-funcionarios-publicos_170083.html



(António Mexia recebeu três milhões e cem mil euros na EDP em 2012)
------------------------------------------------------------------------------------------------
Este "mamão" centralista queria que o Benfica ganhasse o campeonato nacional, para favorecer o PIB Nacional... queria ópio para o povo, Futebol, Fátima e Fado, como no tempo da "outra senhora"... 

Para atingir o desiderato supracitado, não se poderia começar por cortar os ordenados milionários a estes agentes que nos vendem à China... não, é melhor lançar poeira, fumo, vitórias do Benfica, ópio para o Zé Povinho...

Sem comentários:

Enviar um comentário