05/02/13

Saúde - Um recente estudo, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciências Radiológicas (NIRS), no Japão, atesta que mascar pastilhas elásticas pode ser bom para o cérebro, revelando ainda que pode melhorar o estado de alerta e a rapidez de pensamento em dez por cento!



«Mascar pastilhas elásticas pode estimular até oito áreas do cérebro

Um recente estudo, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciências Radiológicas (NIRS), no Japão, atesta que mascar pastilhas elásticas pode ser bom para o cérebro, revelando ainda que pode melhorar o estado de alerta e a rapidez de pensamento em dez por cento.

A investigação publicada na revista «Brain and Cognition» refere que até oito áreas cerebrais são afectadas directamente pelo simples acto de mastigar – por fazer com que ocorra estimulação em áreas localizadas próximas de pontos neurológicos, melhorando o fluxo sanguíneo no cérebro.

Os investigadores fizeram um teste que envolveu 19 adultos saudáveis, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 20 e os 34 anos. Para a experiência, observaram através de exames de ressonância magnética dois grupos de voluntários, num deles os indivíduos mascavam chicletes e no outro não. O primeiro conjunto demorou 493 milésimos de segundo a reagir aos estímulos propostos e o segundo grupo já levou mais tempo, 545 milésimos de segundo.

A equipa analisou algumas áreas do cérebro relacionadas com o estado de alerta entre outras e descobriram que o acto de mastigar em si, estimulou determinadas áreas do cérebro, como o córtex cingulado anterior, ficaram mais activas, mas os resultados totais foram inconclusivos.

Os investigadores concluíram que o acto de mastigar reduziu o tempo de reacção no teste cognitivo, por induzir a um aumento no nível de excitação e alerta, além de um efeito sobre o controlo motor, levando a melhorias no desempenho cognitivo.

O estudo sugere que a pastilha elástica pode melhorar o tempo de reação em adultos sãos em uma tarefa cognitiva computadorizada específica. O estudo só avaliou 17 adultos relativamente jovens sãos, e os resultados podem não aplicar-se a outros grupos de pessoas.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56910&op=all


(Fit's - chiclete japonês que GRUDA no seu cérebro!)

Sem comentários:

Enviar um comentário