15/02/09

Este Fim de Semana Comemora-se o S. Faustino de Fridão, em Amarante!







































«S. FAUSTINO


Igreja de S. Faustino e Giovita

Eu amo o povo italiano. O que não é novidade para quem me conhece! Eles são maravilhosos e pensam em tudo!

Alegrem-se aqueles que não têm, por opção ou por força das circunstâncias, namorado/a!
Em Itália comemora-se não apenas o dia de São Valentim mas também o Dia de São Faustino.

É precisamente no dia 15 de Fevereiro que se festeja o dia dos solteiros, “il giorno dei single”, cujo patrono é São Faustino (conjuntamente com Giovita), originário de Brescia.

Pertencia a uma nobre família pagã e tornou-se cavaleiro, sendo atraído pelo cristianismo e, mais tarde, nomeado presbítero. Perseguido por aqueles que temiam a difusão do Cristianismo, tal como o Imperador Trajano que ordenou a sua morte, em nome da manutenção da ordem pública. Este ordenou a Italico, governador de Rezia, que fizesse calar Faustino. O governador tentou que Faustino renegasse à sua fé, sob ameaça de decapitação. No entanto, a morte do Imperador impediu que a repressão fosse exercida. Surge então o Imperador Adriano que, impõe ao santo o culto do Deus Sol.

Faustino não só se recusou como destruiu, juntamente com o seu amigo Giovita, a estátua do Deus pagão. Adriano ordenou que os dois jovens servissem de refeição às feras de um circo, contudo os animais ficaram imóveis perante Faustino e Giovita, o que provocou grande espanto entre todos os que haviam presenciado esta situação. O Imperador sentiu a sua autoridade em perigo e decidiu que ambos fossem lançados à fogueira, mas reza a lenda que nem o fogo ateou as vestes dos jovens.

Foram então levados para Milão e torturados pelo caminho mas resistiram ao sofrimento, acabando por serem enviados para Roma e oferecidos, uma vez mais, inutilmente às feras, destas vez as feras do Coliseu. Enviados num navio para Nápoles, conseguiram aplacar uma tempestade.

O Imperador decidiu acabar definitivamente com os jovens e condenou-os à morte, mediante decapitação, em Brescia.

E assim foram mortos no dia 15 de Fevereiro, entre os anos 120 e 134, no tempo de Adriano. Foi posteriormente edificada uma igreja em honra dos mártires e o seu culto remonta ao século VIII.

Brescia confirmou os dois como seus patronos depois da sua prodigiosa aparição sobre os muros da cidade a 13 de Dezembro de 1438.

Ainda hoje se festeja a coragem dos dois heróis, Faustino como presbítero e Giovita como diácono, que sempre lutaram pelos seus ideais cristãos, de forma solitária mas solidária.
Quem visitar a cidade neste dia poderá assistir à famosa e histórica “fiera popolare”.

Em toda a Itália se comemora “il giorno dei single”, como homenagem aos heróis e a todos aqueles que, sozinhos, enfrentam as adversidades do destino.» in http://quemtembocavaiaroma.blogspot.com/2007/02/s-valentim-e-s-faustino.html



Imaginem quem gostou mais da Festa de S.º Faustino, em Fridão!


2 comentários:

  1. hELDER: vOSSOS DOIS REBENTOS -- O CASALINHO -- FELIZES DA VIDA -- PARABÉNS AOS PAIS... e BENZA-OS dEUS NESTE MUNDO DE CILADAS... e LIVRE-OS A MÃE DO CÉU A QUEM ELES CERTAMENTE JÁ SABEM RERZAR -- E A ORAÇÃO DAS CRIANÇAS TEM INFINITO PODER... lIVRE-OS A m~E DOS cÉUS... PARA QUE OS ACOMPANHE SEMPRE A ALEGRIA DAVIDA JÁ QUE AS ALEGRIAS DELES SÃO AS ALEGRIAS DE SEUS BONS PAÍTOS! gOSTEI DE VER AMIGO E UM BJNH A CADA E UM ABRAÇO AOS DITOSOS PAES! lINDA MENINA E LINDO MENINO, LINDOS MENINOS: MICHELLE MOUTON E FITIPALLDI DOS CARRINHOS ELECTRICOS!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Amigo Ângelo Ôchoa!
    Que Deus nos Ajude que isto está negro!
    Agora a família modelo de Sócrates deve ser dois pais do mesmo sexo... isso é que o preocupa!!!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover