Espectaculares fotografias desta Freguesia do Marão, muito bela, onde nasce o Grande Professor e Parlamentar Amarantino, Antônio Cândido.
«São Cristóvão de Candemil é uma extensa freguesia do sudeste do concelho de Amarante.
Delimitam-nas as freguesias de Ansiães, várzea, Bustelo e Baião. Esta situada nas abas da Serra do Marão, em zona muito montanhosa. Alem do nosso Candemil, existem em Portugal mais duas povoações com este nome Vila Nova de Cerveira e em Oliveira de Frades.
Candemil é topónimo de origem germânica, como Astromil ou meixomil. A raiz Cand – (Gand deste nome explica o significado da palavra, decerto relativa a um governante local da época sueva ou goda.
Assim se comprova, de forma definitiva, o precoce povoamento da freguesia. Não surgiram vestígios arqueológicos desse período, embora bem se tenha “tentado”. Umas covas feitas na terra foram visitadas por arqueólogos, pois poderiam ser pré-históricas. Julgava-se ate que faziam parte de um ermitério. Afinal, essas covas não passaram de furnas, utilizadas recentemente para abrigos e cortes de gado.
A freguesia era uma Abadia de Apresentação do convento de Caramos, com reserva do Ordinário.
Rendia duzentos mil réis para o Abade. O mosteiro de Caramos, dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, foi fundado em 1090 por D. Gonçalo Mendes, filho do conde D. Nuno Mendes.» in http://www.amarante.pt/freguesias/candemil/
«Património Construído
Paróquia antiga, Candemil teve sempre São Cristóvão como seu padroeiro. Santo lendário, festejando a 25 de Julho, terá sido convertido pelas pregações de São Bartolomeu. O Papa Paulo VI, em Maio de 1969, excluiu-se do calendário litúrgico oficial, mas o povo continua a venerá-lo e a acarinha-lo com muita fé.
Em Candemil, merece destaque a igreja matriz (com frontaria toda em pedra), a Capela de Santa Rita e a casa de António Cândido. A igreja foi construída em 1852. Antes, a maioria dos habitantes da freguesia iam a missa ao mosteiro de Gondar. O seu Orago é São Cristóvão, cuja festa se realizava, geralmente, em Setembro. Com a emigração, transitou para o mês de Agosto. Não tem data fixa e realiza-se de dois em dois anos.
Muito recentemente, foi construída a Capela de São José.
Em finais do século XIX, para auxílio dos trabalhos agrícolas, fez-se em Candemil uma levada, que transporta agua desde o rio Marão a uma distância de dois quilómetros. Obra muito representativa de engenharia da época.» in http://www.amarante.pt/freguesias/candemil/index.php?op=conteudo&lang=pt&id=23
«António Cândido - [António Cândido Ribeiro da Costa (1850-1922)]
Nasceu em Candemil, Amarante no ano de 1850. Abraçou a carreira eclesiástica. Em 1878 doutorou-se na Universidade de Coimbra onde leccionou. Foi deputado, par do Reino, procurador-geral da Coroa e Ministro da Instrução Pública no período anterior à República. Era considerado dos melhores oradores do seu tempo, tendo defendido a descentralização administrativa e a tese da representação política proporcional. Foi sócio efectivo da Academia das Ciências. Publicou várias obras entre as quais: Orações Fúnebres (1880), Discursos Parlamentares (1880-1885), Ecos de uma Voz quase Extinta (1923), etc. Morreu em 1922.» in http://www.fmsoares.pt/aeb/cronoxx/popup_biografias_id.asp?registo=95
Fico Orgulhoso pelos elogios dirigidos á minha aldeia, mas falta-lhe aí uma foto muito interessante, é o simbolo de uma luta de longod anos para que seja reconhecido este monumento.
ResponderEliminarAbraço
aqui vai o link:
www.panoramio.com/photos/original/5121458.jpg
Muito Obrigado, Amigo!
ResponderEliminarPedirei a Amigos de Amarante que nos ajudem a dar dignidade a este Monumento magnífico.
Mais uma vez obrigado e bem haja, Amigo!
Candemil merece tudo pelas suas gentes, pela suas paisaigens, pelo seu património, por tudo!
Abraço,
Helder Barros!
minha linda terra natal,mas a situação economica de antigamente me colocou aqui no Brasil!
ResponderEliminarPerdi minha terra natal ,vim morar no Brasil ,por culpa da situação economica da epoca ,deixei minhas raizes todas ai ,sinto-me abortada do meu ninho.
ResponderEliminarCara Amiga seja bem vinda ao meu espaço e espero que lhe traga gratas recordações-
ResponderEliminar