28/01/08

Bastonário da Ordem dos Advogados - O combate à corrupção em Portugal!


«Bastonário dos Advogados diz que não ficou "surpreendido" com inquérito ordenado pelo PGR

O bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, disse hoje à Lusa não ter ficado "surpreendido" com a decisão do Procurador-Geral da República de ordenar a abertura de um inquérito a propósito das declarações que fez sobre corrupção no Estado.
"É habitual abrirem-se inquéritos em Portugal. Não fico surpreendido", afirmou António Marinho Pinto à Agência Lusa em Ponta Delgada, nos Açores, acrescentando não querer fazer mais qualquer declaração sobre o despacho emitido hoje pelo Procurador-Geral da República (PGR).
O PGR, Pinto Monteiro, determinou hoje a abertura de um inquérito às declarações do bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto, sobre corrupção no Estado, disse à Lusa fonte da Procuradoria.
O inquérito será conduzido pela magistrada Cândida Almeida, directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), adiantou a fonte da Procuradoria-Geral da República.
"Existe em Portugal uma criminalidade muito importante, do mais nocivo para o Estado e para a sociedade, e que andam por aí impunemente alguns a exibir os benefícios e os lucros dessa criminalidade e não há mecanismos de lhes tocar. Alguns até ostensivamente ocupam cargos relevantes no Estado Português", afirmou Marinho Pinto, bastonário dos advogados, à Antena 1.
Marinho Pinto acrescentou que há pessoas com cargos de relevo no Estado português que cometem crimes "impunemente" e que em breve poderá avançar com casos concretos. (...) Ler mais: Lusa» in http://doc.jurispro.net/thread.php?lng=pt&pg=10853&cat=1
---------------------------------------------------------------------------
Confesso que esta figura, Dr. Marinho Pinto, me surpreendeu muito pela positiva, pelo abanão que tem dado na sociedade portuguesa e, mais concretamente, na classe política e nos parentes do regime. Senão vejamos, o Dr. Júdice vem criticar o estilo sensacionalista do Dr. Marinho Pinto, referindo que não aprecia a sua vertente populista. Mas, no reinado do Dr. Júdice nada se alterou, sempre tudo muito politicamente correcto. Pelo contrário, com o Dr. Marinho Pinto, embora se possa criticar o estilo, não podemos de considerar muito pertinente, a autêntica pedrada no charco que ele deu, de modo a agitar as águas do regime, que caiu numa lassidão e podridão totais. Todos os relatórios conhecidos e sérios apontam a corrupção como o nosso cancro social. O Presidente Dr. Cavaco Silva dedicou o primeiro ano da sua presidência ao combate a este mal; tudo palavras muito bonitas, os habituais discursos redondos, mas resultados práticos, zero! Honra seja feita ao deputado, Eng. João Cravinho, que há muito vem alertando para este malefício social, mas ninguém o quer ouvir. Foi então que foi necessário uma homem de Amarante, ter a coragem de apelidar os boys for the names. Claro que os instalados do regime dizem que o senhor é truculento, populista e que se deixa ofuscar pelos holofotes. Há no entanto um mérito indesmentível do Dr. Marinho Pinto, o Bastonário da Ordem dos Advogados; conseguiu agitar as tropas, dado que, num repente, o Procurador Geral da Republica abriu de imediato um inquérito às polémicas afirmações do Bastonário. Pode ser que desta vez se faça alguma coisa, é que há gente muito importante envolvida, muita gente bem instalada na vida e cheia de moralidade. Mas este é um fenómeno transversal à sociedade portuguesa, quem não ouviu já dizer que para se tirar a carta se tem que dar luvas? Para se conseguir alguma coisa do plano urbanístico, é preciso untar os fiscais das Câmaras Municipais? Quem já não ouviu dizer que quem não conhecer ninguém nos hospitais, não consegue escapar às intermináveis listas de espera? E nos Centros de Inspecção de Automóvel o que se passa, fala-se até de redes de garagens que alugam peças para os carros passarem nos testes? E as pessoas que enriquecem como angariadores de mão de obra barata para a construção civil em Espanha e não só? Portugal não é um país conhecido devido à entrada em grande escala de droga na Europa? Mas será que ninguém sabe que somos um país onde grassa a corrupção? Porque será que só se faz grande alarido com a corrupção no futebol que, com certeza também existe, mas o futebol não é um sector prioritário para o desenvolvimento social, ou será para desviar atenções? Será isto ingenuidade? - Bem sei que não é, sei que é uma coisa muito pior e perversa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover